Foto: Divulgação

Representantes de Poços de Caldas participam da 25ª Procissão de Iemanjá

Data da Publicação:

06/02/2025

Poços de Caldas,MG – O Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei e o Conselho da Promoção da Igualdade Racial e Étnica, representados pelas Rainhas Congas de Cultura Popular do estado de Minas Gerais, Maria Augusta Clementino e Lúcia Vera de Lima, além de membros de religiões de matriz africana de Poços de Caldas participaram, no último domingo, 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, da 25ª edição da tradicional Procissão de Iemanjá, realizada na cidade de Santos/SP. O evento é patrimônio imaterial e cultural do município do litoral paulista.
A iniciativa, que contou com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, reforça o compromisso com a valorização das religiões de matriz africana e o fortalecimento da cultura afro-brasileira. O evento, que reuniu milhares de fiéis, devotos e simpatizantes, celebrou a Rainha do Mar em um grande ato de fé, devoção e resistência.
A procissão, que percorreu as águas do litoral paulista, contou com embarcações levando oferendas à divindade, além de rituais, cantos e danças em sua homenagem.
“A participação do Chico Rei e do Compiré simboliza a importância da preservação das tradições afro-religiosas e a luta contra a intolerância religiosa, promovendo um espaço de respeito e reconhecimento das raízes africanas na cultura brasileira”, destaca a presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Maria Augusta Clementino.
Além da presença marcante nas celebrações, os membros do CCAB Chico Rei levaram mensagens de fortalecimento da identidade negra e do respeito à diversidade religiosa. “Para a entidade, estar na Procissão de Iemanjá é mais do que um ato espiritual: é um compromisso com a história, a cultura e a ancestralidade do povo negro”, ressalta a presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Lúcia Vera de Lima.
A 25ª Procissão de Iemanjá em Santos reafirmou a força dos terreiros, das comunidades tradicionais e dos movimentos que defendem a liberdade de culto, mantendo viva a tradição e renovando os votos de fé e proteção sob a bênção da grande mãe Iemanjá. O evento é uma realização da Casa de Culto Afro-Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Àrirá, em parceria com a Secretaria de Cultura de Santos.

Leia Também

foto-artesanato

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas,MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes que…
foto-teatro-30-04-25

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou o…
foto-flipocos-30-04-25

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poos de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!