Foto: Victor Imesi

Prefeito Paulo Ney institui Política Municipal de Turismo

Data da Publicação:

19/02/2025

Poços de Caldas, MG – O prefeito Paulo Ney autorizou a lei 9.965/2025, que cria a Política Municipal de Turismo em Poços de Caldas. Isso vai permitir a definição de normas e atribuições do governo municipal no planejamento, desenvolvimento e criação de estímulos para o setor turístico local.
A Política Municipal de Turismo deve gerar movimentação econômica, trabalho, emprego, renda e receitas públicas, constituindo-se, ainda, um instrumento de desenvolvimento econômico e social, promoção da diversidade cultural e preservação da biodiversidade existente na região.

Objetivos
Entre os objetivos da Política Municipal de Turismo estão democratizar o acesso aos pontos de interesse turístico do município, desenvolver, ordenar e promover os diversos segmentos turísticos, promover a inclusão social pelo crescimento da oferta de trabalho e melhor distribuição de renda, ampliar os fluxos turísticos e propiciar a prática do turismo sustentável.
Com a criação da Política Municipal de Turismo, está prevista a implantação de um Inventário de Oferta Turística, de um Estudo de Demanda Turística e também um Plano de Comunicação Turístico. Todos serão realizados anualmente.

Marco histórico
O prefeito Paulo Ney destaca que a criação da Política Municipal de Turismo é grande avanço para Poços de Caldas. “A Política Municipal de Turismo vai permitir um planejamento e gestão eficientes do turismo com um direcionamento estratégico, além de incentivar o desenvolvimento econômico do setor e atrair investimentos”, pontua.
A Política Municipal de Turismo será gerida pelo Sistema Municipal de Turismo (Simtur), composto pelos seguintes órgãos: Órgão Municipal de Turismo (OMT), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgãos auxiliares e Organizações da Sociedade Civil (OSC).
O presidente do Comtur, Juliano Silva, também destaca a importância e o ineditismo da ação no turismo local. “A sanção da nova Política Municipal de Turismo representa um marco importante para a reestruturação e o fortalecimento da atividade turística em nosso município”, afirma.
Plano Municipal
de Turismo
A Política Municipal de Turismo vai seguir as diretrizes, metas e programas definidos pelo Plano Municipal de Turismo e obedecer aos princípios constitucionais da livre iniciativa, da descentralização, da regionalização e do desenvolvimento econômico-social justo e sustentável. “A lei 9.965/2025 é uma das ações previstas no Plano Municipal de Turismo. Ela tem a função de respaldar por meio de lei, as diretrizes que foram construídas de forma participativa, no qual estiveram envolvidos o Poder Público, o Conselho Municipal de Turismo, a iniciativa privada e os demais atores envolvidos direta e indiretamente com a atividade turística local”, diz a turismóloga Carolina Caponi, da Secretaria Municipal de Turismo.
O Plano Municipal de Turismo é a principal ferramenta de gestão municipal indicada pela Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais e pelo Ministério do Turismo, sendo documento obrigatório para participação do município nas Políticas Estaduais e Federais de Regionalização do Turismo e no Mapa do Turismo Brasileiro.

Leia Também

Foto: Divulgação

Cricket brasileiro dá passo histórico com filiação no Comitê Olímpico do Brasil

Rio de Janeiro, RJ - Em um momento histórico para o esporte nacional, a Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil) oficializou sua filiação ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia representa não apenas um avanço significativo para o cricket…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Viridis apresenta Projeto Colossus e aposta em Poços como referência mundial em terras raras

Poços de Caldas, MG – A Viridis Mineração realizou uma apresentação especial do Projeto Colossus, que prevê a extração e o processamento de terras raras no município de Poços de Caldas. O evento reuniu membros da imprensa local, que puderam…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas amplia vacinação contra a influenza para toda a população

Poços de Caldas, MG - Todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais já podem se vacinar contra a influenza em Poços de Caldas. A ampliação segue as novas diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde e busca…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Governo de Minas amplia vacinação contra a influenza para toda a população acima de 6 meses

Belo Horizonte, MG - O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), ampliou a vacinação contra a influenza para toda a população com idade acima de 6 meses. A medida foi oficializada no último sábado (26/4),…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Caldense goleia Villa Real por 6 a 1 no último jogo-treino antes da estreia no Módulo II

Poços de Caldas, MG - Na manhã deste sábado (26/04), a Caldense realizou seu quarto e último jogo-treino preparatório para a estreia no Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A Veterana recebeu o Villa Real no CT Ninho dos Periquitos e…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!