Foto: Divulgação /IMS

IMS Poços apresenta exposição sobre Laudelina de Campos Mello

Data da Publicação:

11/03/2025

Poços de Caldas, MG – O Instituto Moreira Salles (IMS) de Poços de Caldas abre, no dia 22 de março (sábado), a exposição Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Mello, dedicada à vida e à luta de Laudelina de Campos Mello (1904-1991), uma das mais importantes militantes pelos direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil. Nascida em Poços de Caldas no ano de 1904, Laudelina foi pioneira na organização de sindicatos para a categoria e na luta contra a exploração do trabalho doméstico, que historicamente carrega resquícios do sistema escravocrata brasileiro. 

A exposição reúne fotografias, matérias de imprensa, documentos e objetos pessoais de Laudelina. Em diálogo, são exibidas obras de 41 artistas de várias gerações e regiões do país, como Rosana Paulino, Bispo do Rosário, Heitor dos Prazeres, Emicida, Arjan Martins, Madalena Santos Reinbolt, Maria Auxiliadora e Dayane Tropicaos, que discutem o tema do trabalho doméstico, numa intersecção entre o legado de Laudelina e as lutas contemporâneas. A curadoria da exposição é de Raquel Barreto e Renata Sampaio, com assistência de Phelipe Rezende. 

Laudelina iniciou sua militância ainda jovem, aos 16 anos, em uma Poços de Caldas segregada, onde a comunidade negra enfrentava dificuldades para acessar espaços públicos e culturais. No decorrer de sua vida, fundou duas associações de trabalhadoras domésticas, em Santos e Campinas, respectivamente em 1936 e 1961, que depois se tornaram sindicatos. Integrou a Frente Negra Brasileira, a maior organização negra do século XX,  sendo uma das responsáveis pela criação do departamento doméstico da instituição. Durante a Segunda Guerra Mundial, integrou a Organização Feminina Auxiliar de Guerra. Também foi  filiada ao Partido Comunista e ao Partido dos Trabalhadores. 

A partir de sua experiência pessoal e das injustiças que observava ao redor, ela se tornou uma voz ativa na defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas. A ativista organizava bailes e eventos culturais para a população negra em geral e as trabalhadoras domésticas em específico, atuando como articuladora cultural e criando espaços de resistência e de fortalecimento comunitário em uma época marcada por grandes desigualdades sociais e raciais. 

A exposição traz um olhar aprofundado sobre sua trajetória, destacando seu papel como líder cultural e política. Laudelina compreendia o trabalho doméstico como uma extensão da escravidão, um prolongamento de um sistema que continuava a marginalizar e a explorar mulheres negras. Ela também compreendia que era na coletivo que se construía a luta por direitos e se fortalecia, destacando a importância da socialização, pois o trabalho doméstico é bastante solitário.  

A mostra também enfatiza a importância de suas ações culturais, como picnics que organizava para as trabalhadoras domésticas, proporcionando ao mesmo tempo, momentos de lazer e união para mulheres que, até então, eram excluídas desses espaços, e ocupando o espaço público de uma cidade segregada – Campinas –  de forma pacífica. 

A exposição também destaca como o trabalho doméstico, embora tenha sido reconhecido formalmente com a PEC das Domésticas em 2013, ainda é uma área de grande vulnerabilidade. Esse cenário evidencia o legado de discriminação e desigualdade de oportunidades que Laudelina enfrentou ao longo de sua vida e que sua luta ajudou a transformar. 

Em depoimento à pesquisadora Elisabete Pinto, cuja dissertação de mestrado foi referência fundamental para a exposição, Laudelina comenta que as trabalhadoras domésticas demoraram a ser consideradas enquanto categoria sob a alegação de que “não traziam economia para o país”, no que ela rebate: “Nós trazemos a economia, eles saem para trabalhar, principalmente a classe média, eles têm que trabalhar fora e então passam a escravizar a empregada doméstica”. 

 

Serviço
Abertura: 22 de março (sábado)
Local: IMS Poços – Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas, MG
Informações: (35) 3722-2776
Entrada gratuita. 

 

Leia Também

foto-artesanato

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas,MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes que…
foto-teatro-30-04-25

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou o…
foto-flipocos-30-04-25

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poos de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!