Poços de Caldas, MG – Na última segunda-feira (10), o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves, recebeu representantes do movimento Hip-hop de Poços de Caldas para uma reunião, realizada no Espaço Cultural da Urca. O objetivo do encontro foi conhecer mais profundamente a organização do movimento na cidade e debater as demandas do setor.
O Hip-hop é um movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1970, no bairro do Bronx, em Nova York. Significou a organização espontânea de uma conversa intercultural de jovens marginalizados no interior da grande cidade norte-americana e logo demonstrou ser capaz de criar uma articulação para diferentes expressões culturais da juventude, notadamente o rap (rythm and poetry), o grafite e o break, dança apontada como a grande catalisadora cultural desse movimento.
“Hoje estivemos aqui na Urca com o secretário de Cultura falando sobre a importância do Hip-hop e trazendo as nossas demandas para ele. É importante termos um local adequado para que possamos fazer não só batalhas, mas também outras atividades culturais”, aponta Lucas Barreto, que faz parte do movimento Hip-hop de Poços de Caldas.
O secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves, ressalta que é fundamental que a Secretaria Municipal de Cultura entenda e conheça todas as manifestações artísticas presentes na cidade para que possa desenvolver políticas públicas que atendam a todos os segmentos. “Partimos do entendimento de que toda manifestação cultural é legítima e pode ser um mecanismo de transformação. Neste sentido, nos reunimos com representantes do movimento Hip-hop poços-caldense para entender com maior profundidade como ele está presente e organizado no município, quais benefícios traz para a sociedade, o trabalho com a oralidade e as práticas coletivas, pensando que as políticas públicas podem intervir trazendo novas informações e incentivo”, pontua.
Para Elaine de Paula, que também participou da reunião, é importante ressaltar a abertura desse canal de comunicação entre o movimento, que foi por muito tempo marginalizado, e a Secretaria Municipal de Cultura. “O movimento Hip-hop tem uma importância muito grande dentro de Poços de Caldas, mas não tem o reconhecimento que precisa. Essa articulação que vem acontecendo é um caminho pra gente mudar essa história”, enfatiza.