Foto: Divulgação

Grupo de Catira Poços-caldense ganha registro de reconhecimento da trajetória cultural

Data da Publicação:

18/03/2025

Poços de Caldas, MG – A última sexta-feira, 14 de março, foi um dia histórico para a cultura tradicional de Poços de Caldas. Durante o evento “Encontro com a Catira”, realizado no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, foi realizada a cerimônia de assinatura do Termo de Registro do Reconhecimento da trajetória cultural do Grupo de Catira Poços-caldense.
Marco fundamental para a preservação do legado do grupo criado em 1983, pelo saudoso Amadeu Francisco Ferreira, a solenidade que marca a assinatura do documento de salvaguarda cultural contou com representantes da sociedade civil e do poder público, formalizando o reconhecimento histórico. “É de extrema importância para a Secretaria Municipal de Cultura reconhecer os mestres e as atividades da cultura popular da nossa cidade, como a Catira, que conta a nossa história, a nossa trajetória. Também é muito importante ver que as crianças estão aprendendo e dando continuidade a esse legado. O prêmio do Fundo Estadual de Cultura é uma forma de fortalecer o trabalho para que ele continue vivo na nossa comunidade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves.
O Grupo de Catira Poços-caldense celebrou 42 anos de história e resistência cultural com uma programação especial, fruto do prêmio Fundo Estadual de Cultura – FEC 01/2024 – Afromineiridades, concedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, à Angélica Vianna, presidente da Associação Grupo Entre Nós.
O “Encontro com a Catira” teve como propósito valorizar uma das mais autênticas manifestações da cultura mineira: a Catira. A celebração teve início com uma especial homenagem aos três grandes mestres do grupo: Seu Geraldo, Seu Natalino e Lucy Viola. Responsáveis por manter viva a tradição da Catira em Poços de Caldas, eles são exemplos de dedicação e amor à cultura popular. Lucy Viola aproveitou para destacar que a catira nasceu com os indígenas, que acompanhavam com batidas de pés e mãos os sons da viola portuguesa.
O projeto Celebrando os 42 anos do Grupo de Catira Poços-caldense é viabilizado com recursos do edital FEC 01/2024, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com apoio do IEPHA Minas Gerais, produção da Lavanda Cultural (Dani Alvisi e Bibi Rodriguez) e Dança Pra Criança e realização do Governo de Minas Gerais.
“Sem o apoio da comunidade, da sociedade civil e do Poder Público, os grupos populares têm muita dificuldade na transmissão de sua tradição. Então é muito importante que a gente valorize e atue para que esses grupos possam continuar a sua trajetória de transmitir a cultura de forma intergeracional e continuar existindo na contemporaneidade”, ressalta a produtora cultural, Dani Alvisi.

História
Criado em 1983 por Amadeu Francisco Ferreira, o grupo inicialmente recebeu o nome de “Grupo de Catira João Batista Neto”. Com sua liderança, atravessou décadas representando Poços de Caldas em festividades rurais e urbanas, sempre com seu ritmo característico de palmas, sapateados e violeiros afinados. Em 2009, o grupo adotou o nome atual, consolidando-se como referência na Catira mineira.
O mestre Amadeu, também reconhecido como líder comunitário, benzedeiro e mestre da Folia de Reis, recebeu em 2013 o Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi, do Ministério da Cultura. Seu falecimento, em 2018, marcou uma grande perda, mas seu legado seguiu firme sob a liderança de Maria Lúcia de Paula da Silva, a Lucy Viola, que ao lado dos mestres Geraldo Damião e Natalino Procópio Marques, continua a conduzir o grupo com o mesmo entusiasmo e paixão.
Com tantas décadas de história e resistência, o Grupo de Catira Poços-caldense segue firme, sapateando e batendo palmas rumo ao futuro. “O evento de sexta-feira não é apenas uma comemoração, mas um grito de preservação cultural, reafirmando a Catira como um dos grandes tesouros de Minas Gerais”, afirma Angélica Vianna.

Ficha técnica:
Coordenação:
Angélica Vianna
Produção: Dani Alvisi e Bibi Rodriguez – Lavanda Cultural e
Dança Pra Criança
Sonorização:
MGL – Milton Leite
Imagens: Robson Américo
Designer: João Ferreira
Apoio: Antônio Molina

Leia Também

foto-artesanato

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas,MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes que…
foto-teatro-30-04-25

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou o…
foto-flipocos-30-04-25

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poos de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!