Foto: Divulgação /IMS

Exposição sobre Laudelina de Campos Mello no IMS Poços destaca a luta das trabalhadoras domésticas e a resistência negra no Brasil

Data da Publicação:

19/03/2025

Poços de Caldas, MG – A exposição Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Mello, que será inaugurada no Instituto Moreira Salles (IMS) de Poços de Caldas no dia 22 de março, traz à tona a vida e a obra de Laudelina de Campos Mello (1904-1991), uma mulher que, desde sua juventude, desafiou as estruturas sociais e raciais de seu tempo para lutar pelos direitos das mulheres negras e das trabalhadoras domésticas no Brasil. A mostra narra a trajetória de Laudelina como militante política, revelando como sua ação foi decisiva para a construção de uma cultura de resistência dentro da comunidade negra e de mulheres em condições de exploração econômica e vulnerabilidade social .
Com curadoria de Raquel Barreto e Renata Sampaio e assistência de Phelipe Rezende, a mostra retrata como Laudelina se engajou, desde muito jovem, na organização de bailes e eventos que serviram como espaços de resistência cultural e social em Poços de Caldas, em um contexto de exclusão racial e social. Ela criou ambientes onde trabalhadores domésticas e pessoas negras podiam se reunir, celebrar sua cultura e, ao mesmo tempo, construir uma rede de apoio e organização política.
A mostra traça a história de Laudelina, com foco na luta pelo reconhecimento de direitos das trabalhadoras domésticas, considerando os desafios que essas mulheres enfrentam desde o período pós-abolição, com um foco na relação entre o trabalho doméstico e o sistema escravocrata. Essa realidade é discutida na exposição, com foco na crítica de Laudelina ao trabalho doméstico como prolongamento do sistema de exploração racial e de gênero.
Além disso, a mostra traz uma reflexão importante sobre a resistência cultural, representada pelos bailes e encontros sociais e promovidos por Laudelina para impulsionar a integração e o fortalecimento da comunidade negra.
Em diálogo, são exibidas obras de 41 artistas de várias gerações e regiões do país, como Rosana Paulino, Bispo do Rosário, Heitor dos Prazeres, Emicida, Madalena Santos Reinbolt, Arjan Martins, Maria Auxiliadora e Dayane Tropicaos, que discutem o tema do trabalho doméstico, numa intersecção entre o legado de Laudelina e as lutas contemporâneas. A curadoria da exposição é de Raquel Barreto e Renata Sampaio, com assistência de Phelipe Rezende.
A programação de abertura, marcada para o dia 22 de março, contará com:
Conversa com Cleusa Aparecida da Silva (Casa Laudelina), João Fernandes (diretor artístico do IMS), Raquel Barreto e Renata Sampaio (curadoras da exposição), que abordam o contexto social e político de Laudelina, incluindo sua atuação na organização do trabalho doméstico.
Visita mediada com a curadoria, proporcionando uma imersão no impacto cultural e político de Laudelina.
Performance “Lavar a roupa suja da História”, de Mariana Maia e Silvana Marcelina, que resgata a memória e a luta das mulheres negras no Brasil, simbolizada pela água e o gesto de lavar como resistência.
Show “Ngá convida Izzy Gordon”, que reviverá a atmosfera dos bailes negros das décadas de e 1940 e 1960, momentos importantes na luta de Laudelina para fortalecer sua comunidade.

Serviço
Abertura: 22 de março
Local: IMS Poços – Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas, MG
Informações:
(35) 3722-2776
Entrada gratuita.

Leia Também

foto-artesanato

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas,MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes que…
foto-teatro-30-04-25

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou o…
foto-flipocos-30-04-25

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poos de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!