Foto: VistaCreate

Rendimentos

Data da Publicação:

28/03/2025

O Brasil alcançou um marco histórico no rendimento médio dos trabalhadores, com o valor chegando a R$ 3.378 no trimestre encerrado em fevereiro de 2025. Este é o maior valor já registrado desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começou em 2012.
A alta de 3,6% no rendimento médio em relação ao ano anterior reflete um momento positivo no mercado de trabalho brasileiro, com o recorde anterior, registrado no trimestre encerrado em janeiro de 2025, alcançando R$ 3.365. Os valores apresentados pelo IBGE são deflacionados, ou seja, levam em consideração a inflação acumulada no período, proporcionando uma análise que reflete o real poder de compra dos trabalhadores.
O levantamento realizado pelo IBGE considera todas as formas de ocupação, abrangendo tanto empregos com carteira assinada quanto sem carteira, além de ocupações temporárias e autônomas. Dessa forma, o dado reflete a renda média da população economicamente ativa com 14 anos ou mais.
Outro dado importante apontado pela pesquisa foi a taxa de desemprego, que ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro. A combinação de um rendimento recorde com uma redução gradual no índice de desemprego sinaliza uma recuperação econômica, ainda que tímida, após os desafios enfrentados em anos anteriores.
Ainda que o rendimento médio tenha aumentado, é necessário analisar a distribuição dessa renda entre diferentes regiões e setores econômicos, bem como os reflexos diretos na qualidade de vida da população. O aumento da renda média não elimina desigualdades e nem garante que os ganhos sejam percebidos por todas as camadas sociais.
Afinal, de nada adianta a conquista de um rendimento médio elevado se os trabalhadores de baixa renda continuarem lutando para sobreviver com o mínimo.

Leia Também

foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-25

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…
foto-Ilustração-editorial

Redescobrindo o Brasil

O turismo doméstico segue em expansão e, ao que tudo indica, 2025 será mais um ano marcado pela valorização das experiências nacionais. De acordo com levantamento global da Booking.com, 58% dos viajantes brasileiros afirmam preferir viajar dentro do próprio país…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!