Foto: Divulgação

Poços recebe terceira etapa do Place Branding, parceria entre SEBRAE e Prefeitura

Data da Publicação:

03/04/2025

Poços de Caldas, MG – Membros da Secretaria de Turismo de Poços de Caldas, junto a outras lideranças do setor no município e no Sul de Minas, participaram na última semana da terceira fase do Place Branding, intitulada ‘Poços – Nossa Identidade’. A iniciativa é conduzida pela empresa Bloom Consulting, em parceria com o SEBRAE, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo, com a utilização de recursos do Fundo Municipal de Turismo.
O encontro teve como principal objetivo apresentar o diagnóstico da percepção da cidade, elaborado a partir das fases anteriores, iniciadas em 2024. Além disso, workshops foram promovidos para definir a identidade da marca da cidade por meio de cocriação, análise de projetos e discussões estratégicas.
A iniciativa contou com a presença de diversas entidades e profissionais do setor, incluindo o secretário de Turismo de Poços de Caldas, Arison Siqueira, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Juliano Silva, diretores do Convention & Visitors Bureau, comerciantes locais e turismólogos.
Durante dois dias de imersão, o grupo teve acesso a um diagnóstico detalhado sobre Poços de Caldas, destacando seus pontos fortes e desafios em relação ao turismo e à qualidade de vida. Com base nesses dados, foram discutidas ações concretas para fortalecer o turismo sustentável, valorizar os recursos locais e aprimorar a infraestrutura da cidade.
Um dos destaques do evento foi a análise de como alavancar ainda mais as potencialidades turísticas do município, aproveitando suas águas termais, montanhas, patrimônio cultural e gastronomia. Também foram debatidas soluções para qualificação dos serviços turísticos, fortalecimento do comércio local e desenvolvimento de um turismo mais inclusivo e acessível.
“Este encontro é um passo fundamental para consolidarmos Poços de Caldas como um destino turístico cada vez mais competitivo e sustentável. O mais importante é que, com o trabalho conjunto das lideranças locais, possamos transformar a cidade em um lugar melhor tanto para moradores quanto para visitantes”, afirmou o secretário de Turismo, Arison Siqueira.
A participação do SEBRAE tem papel essencial ao oferecer ferramentas de capacitação para que os envolvidos no setor turístico possam se atualizar e adotar as melhores práticas de gestão e desenvolvimento. O projeto “Poços: Nossa Identidade!” busca fortalecer a identidade local, respeitando as características únicas da cidade e promovendo inovação para atrair mais turistas, gerar empregos e impulsionar a economia.
A construção da marca da cidade, dentro do Place Branding, é uma das iniciativas previstas no Plano Municipal de Turismo, elaborado de forma participativa em 2021. As ações definidas no documento vão guiar estratégias futuras para o setor. A expectativa é que as discussões e diretrizes traçadas durante o encontro resultem em medidas concretas para aprimorar a experiência turística de Poços de Caldas, tornando a cidade um modelo de sustentabilidade e desenvolvimento para o Sul de Minas.
Com planejamento sólido e engajamento de todos os setores, Poços de Caldas se consolida cada vez mais como um destino de excelência no Brasil, onde a tradição encontra a inovação para criar um ambiente único para viver e visitar.

 

Leia Também

foto-turismo-premio-30-04-25

Poços será finalista do Prêmio AMM 2025 com projeto de concessão dos atrativos turísticos

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas está entre os 12 municípios finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A cidade concorre com o projeto de Concessão de…
Foto: Divulgação

Vendas da Páscoa foram positivas para mais de 70% dos comerciantes

Belo Horizonte, MG - Pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, mostra que 76,4% dos estabelecimentos do estado tiveram resultados iguais ou melhores, neste ano, em comparação com a Páscoa do…
Foto: Divulgação

Sebrae Minas leva cultura e tradição gastronômica à Flipoços

Poços de Caldas, MG - O Sebrae Minas é um dos grandes destaques da Flipoços 2025, que acontece de 26 de abril a 4 de maio, em Poços de Caldas. Com ações voltadas para o fortalecimento do turismo e da…
Foto: Divulgação

Prefeitura abre seleção para novos expositores da FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu, nesta terça-feira (22), o processo seletivo para preencher 30 vagas na Feira de Artesanato (FEARPO), que ocorre na Praça Dom Pedro II, a famosa Praça dos Macacos. O…
Foto: Divulgação

Prêmio Poços Gastronômica é lançado

Poços de Caldas, MG - O ano de 2025 marca o lançamento do 1º Prêmio Poços Gastronômica, iniciativa inédita que tem como objetivo valorizar e reconhecer a gastronomia de Poços de Caldas, destacando os melhores estabelecimentos e profissionais do setor,…
Foto: Divulgação

Você quer ter maior faturamento na Páscoa?

Poços de Caldas, MG - Quase 4 mil pequenos negócios em Minas Gerais especializados na fabricação ou comércio de chocolates vivem a expectativa de aumentar seu faturamento na Páscoa em 2025, de acordo com dados da Receita Federal. Durante esse…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!