Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Data da Publicação:

15/04/2025

Poços de Caldas, MG – Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município. A proposição é de autoria do vereador Diney Lenon (PT), com assinatura de outros vereadores.
A comissão será composta por cinco membros, conforme prevê o artigo 71, § 2, da Lei Orgânica Municipal e o artigo 81 do Regimento Interno. Foram indicados pelos partidos e blocos parlamentares: Titulares – Pastora Mel (União); Marcos Sansão (PL); Diney Lenon (PT); Wellington Paulista (PSDB); Rovilson Gouvea, Neno (PRD). Serão suplentes: Flávio Togni de Lima e Silva (MDB); Aliff Jimenes (PL); Tiago Mafra (PT); Álvaro Cagnani (PSDB); Tiago Braz (Rede).
De acordo com o documento, a CPI irá apurar os seguintes fatos: possível desvio de recursos públicos na Funerária Municipal; formação de quadrilha e/ou esquema de venda de tanatopraxia e outros envolvendo agente público e setor privado; corrupção ativa; corrupção passiva; vilipêndio de cadáver; desvio e/ou uso indevido de recursos públicos; apuração de possível ilegalidade nos serviços funerários do Município; apuração do cumprimento e possível descumprimento dos contratos vinculados aos serviços funerários; conduta de agente público incompatível com a natureza do cargo.
O autor Diney Lenon afirma que o Requerimento se justifica diante das reclamações de cidadãos sobre o serviço prestado pela Funerária Municipal. “O pedido de abertura de CPI se deve a inúmeros relatos que temos recebido sobre suspeitas de descumprimento da lei. A gente espera poder apurar todos os indícios e estamos aqui dispostos a cumprir o nosso papel de fiscalização”, disse.
A comissão, a partir de agora, se reúne para definição do presidente e vice-presidente, bem como dos dias e horários dos encontros. A CPI terá o prazo determinado de 180 (cento e oitenta) dias para a conclusão de seus trabalhos, e poderá ser prorrogada, na forma regimental. A proposição apresentada pelos vereadores está disponível para consulta no Portal da Câmara.

 

 

 

 

Leia Também

foto-arma-pm-30-04-25

Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma no bairro Dom Bosco

Poços de Caldas, MG - Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Poços de Caldas Poços de Caldas, 29 de abril de 2025 – Um homem foi preso nesta terça-feira (29) por tráfico de…
foto-prefeito-docol-30-04-25

Representantes da Prefeitura visitam Docol em Londrina e discutem expansão em Poços

Poços de Caldas,MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas, entre eles o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi e o secretário de Administração, Alexander Dannias, estiveram na semana passada na sede da Docol em Joinville (SC), uma…
Foto: Divulgação

Prefeitura convoca novos aprovados no concurso público

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (29), a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023. Os convocados devem comparecer à Seção…
foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: Divulgação

Cricket brasileiro dá passo histórico com filiação no Comitê Olímpico do Brasil

Rio de Janeiro, RJ - Em um momento histórico para o esporte nacional, a Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil) oficializou sua filiação ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia representa não apenas um avanço significativo para o cricket…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Viridis apresenta Projeto Colossus e aposta em Poços como referência mundial em terras raras

Poços de Caldas, MG – A Viridis Mineração realizou uma apresentação especial do Projeto Colossus, que prevê a extração e o processamento de terras raras no município de Poços de Caldas. O evento reuniu membros da imprensa local, que puderam…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!