Poços de Caldas, MG – O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do processo de elaboração de um novo Plano Diretor.
Em 2023, a Câmara requisitou ao Poder Executivo informações sobre o edital destinado à contratação de estudos técnicos para a produção de um novo Plano Diretor. Na ocasião, todos os vereadores da Casa subscreveram o pedido. A Prefeitura respondeu em 2024 que a Organização da Sociedade Civil (OSC) vencedora do edital ainda não havia enviado o plano de trabalho, e que ainda havia prazo estipulado para o recebimento do projeto.
Passado mais de um ano, o vereador retoma o assunto, já que o Plano Diretor é fundamental para o desenvolvimento urbano. Tiago ressaltou que o Plano Diretor é muito antigo, tendo passado por revisões sem estudos atualizados. “A última foi bastante arbitrária, sem o estudo técnico que embasava o mapeamento correto da cidade, as projeções de crescimento e a definição dos locais adequados para crescimento prioritário e restrito. Dessa forma, houve uma mudança no macrozoneamento que não foi acompanhada de estudos preparatórios”, explicou o parlamentar.
Segundo ele, é crucial compreender como a Prefeitura pretende dar continuidade às ações para a elaboração de um novo Plano Diretor, considerando a promessa de envio dos estudos à Câmara. “Ao que tudo indica, até o momento muito pouco foi feito nessa direção”, disse Mafra.
Na última reunião ordinária, os vereadores abordaram o tema, destacando pontos como a verticalização em determinadas regiões e as reclamações com relação a esse problema.