Poços de Caldas, MG- Nesta segunda-feira (5), a equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento participou da Oficina do Parlamento Jovem 2025, realizado no Plenário da Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo.
Neste ano, o Parlamento Jovem tem como tema “Juventude e Direitos Culturais”.
As discussões e as propostas estão sendo orientadas a partir de três subtemas. A coordenadora da DPCT, a arquiteta Lícia Tereza Perote de Almeida, e a pedagoga da Divisão, Sônia Sanches, apresentaram o subtema 3: Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania.
“Abordamos sobre os conceitos de patrimônio material e imaterial, as diferenças entre os instrumentos de preservação: Tombamento, Inventário e Registro, das leis municipais de proteção ao patrimônio poços-caldense e tiramos dúvidas dos estudantes”, informa a coordenadora da DPCT, Lícia Perote. Também foram apresentadas as atribuições do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas, o CONDEPHACT e da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento.
Em sua 17ª edição no município, o Parlamento Jovem reúne estudantes e professores de dez escolas que aderiram ao projeto neste ano: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José.
O tema “Juventude e Direitos Culturais” abrange a questão do pleno acesso aos bens da cultura sem hierarquizar e sem tratar os jovens, ou qualquer outro segmento social, como excluídos da vida cultural. O jovem produz e vive a cultura e é preciso garantir formas para que ele veicule e compartilhe o que produz, bem como obtenha meios de acesso a bens produzidos pela coletividade e aos quais, por diversas razões, que merecem reflexão, denúncia ou propostas de enfrentamento, ainda não tem pleno acesso.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio, através dele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da sua Escola do Legislativo. As cidades participam através de suas câmaras municipais, que são as parceiras do programa.