Poços de Caldas, MG – A Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas realizou sua primeira reunião, no último dia 28 de abril. O primeiro encontro aconteceu de forma remota para facilitar a participação dos integrantes. Lançada oficialmente no dia 28 de março, a Rede reúne representantes do movimento negro, coletivos, associações, grupos diversos, órgãos e pessoas físicas interessadas na luta antirracista no município.
Qualquer pessoa interessada no tema pode integrar a Rede da Igualdade Racial, participar das reuniões e acompanhar as ações desenvolvidas pelo @rededaigualdaderacialpc.
Na pauta da primeira reunião, a apresentação da Rede a todos os presentes, a criação e organização dos Grupos de Trabalho (GT), informações sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e a realização da Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
No encontro, foram definidos os seguintes Grupos de Trabalho: Cidadania e Justiça; Cultura, Memória e Patrimônio Afrobrasileiro; Editais e Projetos; Educação; Fé e religiosidade; Literatura; Mídia e Comunicação; Políticas públicas e gestão; e Saúde.
“Nossa primeira reunião foi muito produtiva. Todos os membros estão muito focados em atuar na política antirracista do município. Aproveitamos para convidar a todos os interessados para que se juntem a nós nesta luta”, destaca a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.
Os participantes também sugeriram ações diversas, como a criação do Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial, visitas e parcerias com estabelecimentos comerciais e coletivos.
Articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a Rede da Igualdade Racial é baseada na cooperação entre pessoas negras e não negras que se uniram para combater o racismo estrutural no município, através de ações, projetos e políticas antirracistas que reconheçam e respeitem a história, a cultura e a luta dos movimentos negros, por uma Poços de Caldas para todos.