Poços de Caldas, MG – A Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e a Rede da Igualdade Racial do município participaram de ação da Superintendência Regional de Ensino voltada para a educação antirracista, com a participação de diretores escolares e secretários de Educação das cidades que integram a SRE de Poços de Caldas.
A transmissão ao vivo “Caminhos para a equidade: educação e movimentos sociais por uma educação antirracista” foi realizada na última segunda-feira (5), como reunião de módulo II coletiva e integra as atividades da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino.
“Trata-se de uma parceria com a Superintendência Regional de Ensino num projeto nacional de ações antirracistas. Na ‘live’, foram apresentadas aos diretores escolares e secretários de educação as ações que deverão ser desenvolvidas nos municípios, bem como as parcerias propostas pela Divisão e pela Rede de Promoção de Igualdade Racial de Poços de Caldas”, informa a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.
Além da apresentação de Nanci de Moraes, a professora Ivonete Cristina Silva Campos apresentou a Rede da Igualdade Racial e o também membro da Rede, Ricardo Senegal, abordou o Coletivo Negro Laudelina de Campos Mello, dentro da programação da “live”, que contou com diversas participações.
Lançada pelo Ministério da Educação no ano passado, a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, tendo como parceiros o governo federal, os estados e municípios.