Poços de Caldas, MG – Nesta semana, o Cinema do IMS Poços de Caldas traz filmes brasileiros recentes e a abertura da mostra Dirigidos por Ida Lupino, dedicada à atriz e cineasta britânica que foi pioneira atrás das câmeras em Hollywood. As exibições acontecem entre os dias 8 e 11 de maio, de quinta a domingo, na sala de cinema do Instituto Moreira Salles (IMS).
Na quinta-feira (8/5), às 19h, o público poderá conferir O mundo é o culpado (1950), um dos filmes dirigidos por Ida Lupino que integram a mostra em cartaz no mês de maio. O longa acompanha uma jovem que tem sua vida arruinada após ser violentada no caminho de volta para sua casa. Lançado em 1950, o filme trata de um problema social ainda atual, a partir da perspectiva feminina, pouco abordada na época.
Na sexta-feira (9/5), também às 19h, será exibido o documentário Noel Rosa – Um espírito circulante, dirigido por Joana Nin. O filme apresenta uma abordagem poética sobre a vida e a obra do compositor carioca, misturando imagens raras, interpretações contemporâneas e reflexões sobre sua influência na música popular brasileira.
No sábado (10/5), às 16h, o destaque é Sempre garotas, drama indiano dirigido por Shuchi Talati. O filme acompanha o despertar sexual de uma adolescente em um rígido internato no Himalaia e foi premiado no Festival de Sundance. Já no domingo (11/5), a programação começa às 16h com Milton Bituca Nascimento, documentário de Flávia Moraes que acompanha a turnê de despedida do cantor mineiro, revelando memórias, bastidores e a força de sua trajetória artística. Às 18h30, será exibido Inventário de imagens perdidas, de Gustavo Galvão, que narra a jornada de uma mulher em busca das memórias do pai desaparecido, num filme que cruza drama pessoal e reflexão política. Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente na bilheteria do IMS Poços ou online pelo site ingresso.com. Para mais informações, acesse: ims.com.br/programacao/#pocos-de-caldas