O prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 termina no dia 30 de maio e ainda dá tempo de fazer a destinação do IR devido para o Fundo da Infância e Adolescência e Fundo do Idoso, garantindo que os recursos fiquem no município e sejam utilizados para ampliar os serviços voltados para crianças, adolescentes e pessoas idosas em Poços de Caldas.
A Prefeitura, a Receita Federal e os Conselhos de Direitos atuam para sensibilizar a população e ampliar as destinações ano a ano. A destinação é uma forma legal e segura de ajudar. É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, sem custo, já que o valor destinado é descontado do próprio imposto devido por pessoas físicas ou jurídicas.
“Não tem nenhum custo para o contribuinte. Ele só precisa se lembrar de fazer a destinação na hora da declaração ou avisar o seu contador. Com isso, os recursos do Imposto de Renda ficam no próprio município e tornam realidade iniciativas e projetos como o Centro de Referência do Idoso, que está sendo 100% construído com as destinações”, destaca o prefeito Paulo Ney.
Em 2024, as destinações do Imposto de Renda aos fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso chegaram a R$ 734.323,70. Poços de Caldas garantiu a maior destinação do Sul de Minas, sendo a quinta do estado de Minas Gerais. Para este ano, as ações de mobilização prosseguem, sempre pensando em ampliar cada vez mais as destinações.
“Com a destinação do Imposto de Renda, as políticas públicas do município são ampliadas, com o desenvolvimento de projetos importantes que ampliam o atendimento e melhoram a estrutura dos serviços”, enfatiza a secretária de Assistência Social, Marcela Carvalho.
Como destinar?
Normalmente, a totalidade do Imposto Devido de cada cidadão vai para a União. Mas quem declara Imposto de Renda no modelo Completo pode escolher o destino de 6% daquela soma, direcionando-a aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. Você pode fazer isso na própria declaração, de forma rápida e fácil!
O período de Declaração de Imposto de Renda segue até 30 de maio de 2025. Para destinar, é necessário optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa).
O programa disponibilizado pela Receita Federal calcula o valor limite individual automaticamente depois que a declaração é preenchida com as informações de rendimentos e despesas. A possibilidade de destinação e o percentual já são definidos por lei.