foto-pocos-apresenta-projeto-mesa-de-minas-para-valorizar-a-gastronomia-mineira-e-impulsionar-o-turismo-16-05-25

Poços apresenta projeto “Mesa de Minas” para valorizar a gastronomia mineira e impulsionar o turismo

Data da Publicação:

16/05/2025

Poços de Caldas, MG A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, apresentou nesta quinta-feira (15) o projeto “Mesa de Minas”, uma iniciativa inédita voltada à valorização da rica culinária mineira, ao fortalecimento da identidade gastronômica local e à consolidação do município como um dos principais destinos do turismo gastronômico em Minas Gerais.
Durante o encontro com bares, restaurantes e parceiros estratégicos, o secretário de Turismo, Arison Siqueira, destacou a força do projeto como ferramenta de desenvolvimento econômico e cultural. “O Mesa de Minas foi idealizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, liderada pelo secretário Leônidas Oliveira, com apoio fundamental do superintendente de Gastronomia, Petterson. Nosso objetivo é valorizar os estabelecimentos locais, atrair ainda mais visitantes e despertar, nos turistas, o encanto pelos sabores que fazem parte do nosso dia a dia, mas que representam uma verdadeira descoberta para quem chega de fora”, afirmou.
Com o slogan “Águas que curam, mesas que encantam”, a proposta é unir a tradição das águas termais de Poços ao calor e sabor da cozinha mineira. Os restaurantes participantes passarão a sinalizar, nos cardápios, ao menos um prato típico mineiro com a bandeira de Minas Gerais. Em reconhecimento à adesão, os estabelecimentos receberão um azulejo exclusivo com a identidade visual do projeto em suas fachadas, despertando a curiosidade dos visitantes e reforçando a presença da “mineiridade” em cada canto da cidade.
O projeto é uma construção coletiva, envolvendo diversos setores e instituições: Prefeitura de Poços de Caldas, por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Inovação; Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; ABRE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); Mercado Municipal; rede hoteleira; produtores e fornecedores de alimentos típicos da região; além de parcerias institucionais e de capacitação, como SENAC e IF Sudeste.
Entre os principais objetivos do Mesa de Minas estão: Fortalecer a identidade gastronômica de Poços e do estado; Aumentar o ticket médio dos visitantes e o movimento nos restaurantes; Estimular a geração de empregos com o fomento à culinária mineira; Posicionar Poços de Caldas como “Capital dos Sabores de Minas” em campanhas nacionais e internacionais; Integrar o município às principais rotas e territórios gastronômicos do estado.
A lista de iguarias contempladas pelo projeto é um verdadeiro passeio pelos sabores mais emblemáticos de Minas: queijo minas (frescal, meia cura e curado), pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, frango com quiabo, linguiça, torresmo, lombo, costelinha e o tradicional leitão à pururuca. Acompanham esses pratos clássicos como couve, jiló, angu, banana empanada, ovo frito, mandioca, carne seca, fígado com jiló, além dos doces caseiros de abóbora, figo, goiabada, marmelada e doce de leite, rapadura, limão cravo, cachaça artesanal e, claro, o inseparável café mineiro. Poços de Caldas já se consolidou como principal porta de entrada do turismo mineiro para visitantes das regiões Sudeste e Sul do Brasil — especialmente dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com uma tradição cultural rica, um turismo em expansão e uma das culinárias mais apreciadas do país, o município assume protagonismo no movimento de valorização da gastronomia mineira liderado pelo Governo do Estado.
“A força da nossa gastronomia é reconhecida em todo o Brasil. Chegou o momento de usá-la como vetor de desenvolvimento, ampliando a permanência dos turistas, gerando emprego, renda e, principalmente, celebrando a identidade cultural mineira”, completou o secretário Arison.
O lançamento oficial do projeto será realizado em junho, durante o Seminário de Desenvolvimento Econômico através do Turismo, que contará com a participação da comunidade, de profissionais da área e representantes.
Com o Mesa de Minas, Poços de Caldas dá mais um passo na consolidação de um modelo inovador e replicável, que une hospitalidade, sabor e cultura, fazendo da cidade uma referência em turismo gastronômico em Minas e no Brasil.

Leia Também

foto-dmae-implanta-novo-sistema-e-suspende-temporariamente-aplicativo-e-agencia-virtual-16-05-25

DMAE implanta novo sistema e suspende temporariamente aplicativo e agência virtual

Poços de Caldas, MG - O Departamento Municipal de Água e Esgoto está implantando um novo sistema integrado de gestão, que abrange o gerenciamento de dados, setor comercial e gestão de documentos. Devido a estas mudanças, momentaneamente, o aplicativo e…
foto-alcoa-pocos-de-caldas-inicia-recadastramento-de-moradores-do-bairro-jardim-kennedy-ii-15-05-25

Alcoa Poços de Caldas inicia recadastramento de moradores do bairro Jardim Kennedy II

Poços de Caldas, MG- Todos os anos, a Alcoa Poços de Caldas realiza o recadastramento de parte dos moradores do bairro Jardim Kennedy II, uma iniciativa contínua que garante maior eficiência na comunicação durante os simulados preventivos de evacuação. A…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura inicia cercamento de praça ao lado da escola Pacheco para garantir segurança e lazer à comunidade

Poços de Caldas, MG - Atendendo a uma demanda antiga dos moradores da Vila Togni e da direção da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos deu início…
Foto: Divulgação

Passeata vai marcar Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Poços de Caldas, MG - No dia 16 de maio, próxima sexta-feira, uma passeata vai marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dentro da Campanha Maio Laranja. A concentração será às…
Foto: Divulgação

Educadores participam de formação “Alfabetização: Entre Sons e Sentidos”

Poços de Caldas, MG - A Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas está em busca do fortalecimento da alfabetização. Supervisores e professores do 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental participaram da oficina “Alfabetização: Entre Sons e…
Foto: Divulgação

Rede Municipal de Ensino avança no Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE 2024

Poços de Caldas. MG - Os estudantes das turmas de 2º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Poços de Caldas participaram, no final de novembro de 2024, das Avaliações Externas Somativas do Sistema Mineiro de Avaliação…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!