Poços de Caldas, MG A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, apresentou nesta quinta-feira (15) o projeto “Mesa de Minas”, uma iniciativa inédita voltada à valorização da rica culinária mineira, ao fortalecimento da identidade gastronômica local e à consolidação do município como um dos principais destinos do turismo gastronômico em Minas Gerais.
Durante o encontro com bares, restaurantes e parceiros estratégicos, o secretário de Turismo, Arison Siqueira, destacou a força do projeto como ferramenta de desenvolvimento econômico e cultural. “O Mesa de Minas foi idealizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, liderada pelo secretário Leônidas Oliveira, com apoio fundamental do superintendente de Gastronomia, Petterson. Nosso objetivo é valorizar os estabelecimentos locais, atrair ainda mais visitantes e despertar, nos turistas, o encanto pelos sabores que fazem parte do nosso dia a dia, mas que representam uma verdadeira descoberta para quem chega de fora”, afirmou.
Com o slogan “Águas que curam, mesas que encantam”, a proposta é unir a tradição das águas termais de Poços ao calor e sabor da cozinha mineira. Os restaurantes participantes passarão a sinalizar, nos cardápios, ao menos um prato típico mineiro com a bandeira de Minas Gerais. Em reconhecimento à adesão, os estabelecimentos receberão um azulejo exclusivo com a identidade visual do projeto em suas fachadas, despertando a curiosidade dos visitantes e reforçando a presença da “mineiridade” em cada canto da cidade.
O projeto é uma construção coletiva, envolvendo diversos setores e instituições: Prefeitura de Poços de Caldas, por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Inovação; Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; ABRE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); Mercado Municipal; rede hoteleira; produtores e fornecedores de alimentos típicos da região; além de parcerias institucionais e de capacitação, como SENAC e IF Sudeste.
Entre os principais objetivos do Mesa de Minas estão: Fortalecer a identidade gastronômica de Poços e do estado; Aumentar o ticket médio dos visitantes e o movimento nos restaurantes; Estimular a geração de empregos com o fomento à culinária mineira; Posicionar Poços de Caldas como “Capital dos Sabores de Minas” em campanhas nacionais e internacionais; Integrar o município às principais rotas e territórios gastronômicos do estado.
A lista de iguarias contempladas pelo projeto é um verdadeiro passeio pelos sabores mais emblemáticos de Minas: queijo minas (frescal, meia cura e curado), pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, frango com quiabo, linguiça, torresmo, lombo, costelinha e o tradicional leitão à pururuca. Acompanham esses pratos clássicos como couve, jiló, angu, banana empanada, ovo frito, mandioca, carne seca, fígado com jiló, além dos doces caseiros de abóbora, figo, goiabada, marmelada e doce de leite, rapadura, limão cravo, cachaça artesanal e, claro, o inseparável café mineiro. Poços de Caldas já se consolidou como principal porta de entrada do turismo mineiro para visitantes das regiões Sudeste e Sul do Brasil — especialmente dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com uma tradição cultural rica, um turismo em expansão e uma das culinárias mais apreciadas do país, o município assume protagonismo no movimento de valorização da gastronomia mineira liderado pelo Governo do Estado.
“A força da nossa gastronomia é reconhecida em todo o Brasil. Chegou o momento de usá-la como vetor de desenvolvimento, ampliando a permanência dos turistas, gerando emprego, renda e, principalmente, celebrando a identidade cultural mineira”, completou o secretário Arison.
O lançamento oficial do projeto será realizado em junho, durante o Seminário de Desenvolvimento Econômico através do Turismo, que contará com a participação da comunidade, de profissionais da área e representantes.
Com o Mesa de Minas, Poços de Caldas dá mais um passo na consolidação de um modelo inovador e replicável, que une hospitalidade, sabor e cultura, fazendo da cidade uma referência em turismo gastronômico em Minas e no Brasil.