Poços de Caldas, MG – Logo no início desta Legislatura, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) apresentou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre o estado de abandono do Ginásio Poliesportivo Vitório Togni, localizado no bairro Jardim Quisisana. O objetivo foi saber do Executivo se existem previsão orçamentária e prazo para execução das obras, tendo em vista as reivindicações da comunidade.
Embora tenha passado por pequenas reformas e ajustes ao longo dos anos, o espaço vem sofrendo com a falta de melhorias, em especial com relação à segurança. “O Ginásio Vitório Togni é uma homenagem ao ex-vereador Vitorio Antônio Togni. Sua construção e implantação foram realizadas durante o primeiro mandato do prefeito municipal Dr. Sebastião Navarro Vieira Filho. Mesmo com as intervenções, o local não está sendo utilizado desde 2024 devido à falta de segurança”, comenta o vereador.
Cagnani ressalta que, atualmente, o telhado e outras partes da estrutura encontram-se deterioradas, incluindo a área externa. “Inclusive algumas atividades que eram realizas no local tiveram que ser transferidas, como é caso das aulas de Pilates. Agora, os moradores da região que quiserem praticar a atividade têm que se deslocar até o salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, ou seja, torna-se mais difícil o acesso a atividades físicas”, diz.
Em resposta à Câmara, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas informou que existe previsão orçamentária para a reforma de ginásios e poliesportivos, no entanto não há prazos definidos para esse caso em questão.
Nova UBS
Outra solicitação recebida pelo vereador Álvaro Cagnani diz respeito à construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender à população dos bairros Santa Augusta, Santa Ângela. Quisisana, Jardim Filipino, São José, Centenário e, principalmente, Jardim Vitória I, II, III, IV e Morumbi, que são bairros que têm crescido muito nos últimos anos.
Cagnani explica que a estrutura do PSF do bairro Santa Ângela já não consegue mais atender à demanda. “A localização não está comportando a atual demanda. A casa é alugada e, infelizmente, não apresenta boas condições tanto para pacientes, como para os profissionais. Inclusive, atualmente, não está sendo realizada coleta de sangue, pois a ala foi interditada por não seguir as normas da Vigilância”, conta.
Segundo o legislador, há uma área pública ao lado do Ginásio Poliesportivo Vitório Togni, na avenida Irradiação, que poderia ser utilizada pela Prefeitura. Em um Requerimento aprovado pela Câmara, ele questiona se é possível a execução do projeto no local. Em resposta, a administração esclarece que “está iniciando um levantamento completo da área, que contempla a análise da infraestrutura necessária, o impacto na população e a viabilidade de implantação de uma unidade de saúde que atenda adequadamente às necessidades da região”.
Os dois Requerimentos apresentados pelo vereador estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.