Desilusão: O Peso das Expectativas

Data da Publicação:

19/05/2025

Essa semana, alguém me disse: “Eu não vou confiar em mais ninguém, nem para amizade, nem para o amor. Estou desiludida!” Diante desse desabafo, perguntei: Por que será que você se desiludiu tanto assim? O que você precisa para enxergar as pessoas e as situações com mais clareza?
A palavra desilusão vem de perder a ilusão. E talvez, por isso, seja tão dolorido: nos desiludimos justamente com aqueles em quem depositamos confiança. Mas, por mais doloroso que seja, a desilusão nos oferece algo valioso: a possibilidade de enxergar a realidade como ela é.
Já parou para pensar que, muitas vezes, essa dor nasce das expectativas que criamos? Confiamos demais, esperamos demais e, pior, entregamos partes de nós que talvez devessem ser só nossas. Segredos, fragilidades, sonhos… tudo depositado nas mãos de alguém que nem sempre sabe ou pode cuidar disso. Quando o outro não corresponde às nossas projeções, o choque com a realidade é inevitável.
A verdade é que a dor da desilusão vem menos do outro e mais do que acreditamos sobre ele. Criamos imagens idealizadas, atribuímos intenções e significados, esperamos respostas que nunca foram prometidas. E quando a realidade se impõe, sentimos o impacto. Mas, apesar da dor, há algo que podemos extrair desse processo: a chance de recomeçar sem fantasias, sem ilusões que nos cegam para a verdade.
O que fazer, então? Recolher nossos pedaços, aprender a confiar com mais consciência e reservar para nós aquilo que nos é raro e precioso. Não se trata de fechar o coração, mas, de abrir os olhos. Porque confiar não significa entregar-se sem reservas, significa escolher, com sabedoria, onde e com quem depositamos nossa essência.
E, talvez o mais importante: confiar em si mesmo, desenvolver a resiliência, a maturidade de encarar a desilusão, na lucidez para aprender com a decepção e na firmeza de seguir adiante, com os pés no chão e o coração aberto ao que vem.

Veruska Matavelli Prata Maziero
Psicóloga- CRP 04/79749
Instagram: @psiveruskamaziero

Leia Também

LITERATURA América SOARES. NO CAMPO DAS SEMPRE-VIVAS, Edição da autora, Campestre-MG, 2025

HUGO PONTES A crônica literária é um gênero textual que combina elementos do jornalismo e da literatura, apresentando narrativas curtas e reflexões sobre temas do cotidiano. Diferentemente de um romance ou conto, a crônica não requer uma trama complexa ou…

Essência Feminina: Equilíbrio, Saúde e Elegância

Olá! Pra quem ainda não me conhece, sou a Dra. Silvana Guedes, médica com pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN (CRM 38.440). É com grande satisfação que iniciamos esta nova parceria com o Jornal da Mantiqueira. Este espaço foi criado especialmente…

O QUE FOI A LITERATURA MARGINAL NOS ANOS DE 1970

Hugo PONTES* A literatura marginal dos anos 1970 no Brasil foi um movimento literário ligado à chamada Geração Mimeógrafo, também conhecida como poesia marginal. Surgiu em um contexto de forte repressão política durante a ditadura militar (1964-1985), quando muitos artistas…

Contraditórios

Wiliam de Oliveira Analise os dias atuais e perceba. Estamos contraditórios, para não dizer, somos. Enaltecemos a necessidade da tolerância e praticamos a intolerância. Proclamamos a importância da democracia e rejeitamos opiniões diferentes da nossa. Manifestamos ser contrários ao discurso…

O Mito do Amor Materno: Por que Precisamos Falar Sobre Isso na Semana das Mães

Maio chega, e com ele, uma das datas mais simbólicas e emocionais do nosso calendário: o Dia das Mães. É tempo de homenagens, de flores, de gratidão. Mas também pode ser um tempo de cobrança silenciosa, de culpa e de…

Livros & Leitores

Hugo PONTES* A Câmara Brasileira de Livros, em seu Panorama Editorial, divulgou uma pesquisa sobre a Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela FIPE – Fundação de Pesquisas Econômicas. O resultado obtido apontou uma queda nas vendas de…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!