Poços de Caldas, MG – Foi publicado, no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (19), o Edital Secult 03/2025, que torna pública a abertura de prazo para seleção de expositores para a Feira de Artesanato do Festival de Inverno, que será realizada no Espaço Cultural da Urca, de 11 a 20 de julho de 2025.
Serão selecionados 40 artesãos expositores residentes em Poços de Caldas, para ocupação do saguão de entrada, Galeria Malala Prezia e Salão Bruno Filisberti, na Urca, com o objetivo de promover e divulgar as produções manuais e artesanais da cidade, além de fomentar a cultura local e fortalecer o artesanato de Poços de Caldas.
A Feira de Artesanato fará parte da programação da 29ª edição do Festival de Inverno de Poços de Caldas, tradicional evento que celebra as manifestações culturais locais. “A realização da feira é uma demanda da Câmara Setorial do Artesanato no Conselho Municipal de Política Cultural, visando valorizar os artesãos locais e ampliar as oportunidades de exposição e comercialização do trabalho artesanal realizado na cidade”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves.
Quem pode participar?
Podem participar pessoas físicas residentes em Poços de Caldas, com atuação na área de artesanato, com a inscrição de apenas proposta, em uma única técnica artesanal, devendo, obrigatoriamente, restringir-se à exposição e comercialização de produtos exclusivamente vinculados à referida técnica. Não é permitida a apresentação, exposição ou comercialização de peças oriundas de técnicas diversas, ainda que de autoria do mesmo artesão.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas a partir do dia 20 de maio até 18h do dia 30/5, horário de Brasília. As propostas podem ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/ucTmspY8KvHjWmvQ9 que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br, no espaço denominado EDITAIS.
No ato da inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos: a) Formulário de inscrição devidamente preenchido; b) Cópia de documento de identidade e CPF; c) Comprovante de residência em Poços de Caldas de 2024, não sendo aceito em nome de terceiros; d) 5 (cinco) fotos recentes dos produtos a serem expostos e/ou vendidos.
Avaliação e seleção
O processo de avaliação e seleção dos 40 expositores será realizado por comissão indicada pelo secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves. Serão distribuídos 50 pontos, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
I. Uso de técnicas manuais/artesanais – 20 pontos: será avaliado o grau de predominância das técnicas manuais ou artesanais na confecção do produto. Para atingir a pontuação máxima, ao menos 80% do processo de produção deve ser realizado de forma manual, evidenciando domínio técnico e valorização do trabalho artesanal. O uso de ferramentas ou equipamentos será aceito desde que não substitua o caráter essencialmente manual do trabalho.
II. Autenticidade e originalidade dos produtos – 10 pontos: considera-se a capacidade de apresentar uma proposta única, criativa e pessoal. Serão valorizadas ideias inovadoras, composições inusitadas e abordagens que demonstrem identidade própria, evitando reproduções genéricas ou cópias evidentes de outras criações.
III. Qualidade técnica – 10 pontos: refere-se ao domínio dos materiais e técnicas utilizadas. Será observada a precisão na execução, a coerência entre a proposta e os métodos empregados, bem como a funcionalidade, estabilidade ou durabilidade do produto final, quando aplicável.
IV. Aparência e acabamento – 10 pontos: avalia-se a estética do trabalho, incluindo a harmonia visual, a escolha de cores, formas e texturas e, principalmente, o cuidado com o acabamento. Serão considerados detalhes como limpeza, simetria (quando pertinente), montagem adequada e apresentação geral do produto, refletindo atenção e refinamento no resultado final.
A Feira
O número de vagas disponibilizadas será de até 40, em locais previamente demarcados, com medida de 2,7m x 2,10m, de acordo com a setorização de produtos, a cargo da Comissão de Seleção. A montagem está prevista para 10 de julho. A feira acontece de 11 a 20 de julho, das 10h às 21h, com desmontagem na segunda-feira (21).
A infraestrutura da feira ficará totalmente a cargo dos expositores selecionados, devendo o expositor fornecer e montar seus próprios materiais, incluindo mesas, toalhas, suportes e segurança para a exposição de seus produtos, bem como de materiais promocionais e de identificação, como placas, etiquetas e cartazes. A participação na feira é gratuita para os artesãos selecionados e todos os custos necessários para a montagem serão de responsabilidade de cada expositor.