foto-cpi-aprova-requerimentos-com-objetivo-de-aprofundar-investigacao-nos-servicos-funerarios-21-05-25

CPI aprova Requerimentos com objetivo de aprofundar investigação nos serviços funerários

Data da Publicação:

21/05/2025

Poços de Caldas, MG – Na última segunda-feira, 19, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas aprovou dois novos Requerimentos, com solicitação de informações. As propostas foram apresentadas pelo vereador e relator Diney Lenon (PT),
O primeiro documento requer à administração municipal a entrega da relação completa dos registros de óbitos ocorridos entre 2017 e 2025, possibilitando um cruzamento com os dados relativos à prestação dos serviços funerários. Em paralelo, o segundo Requerimento busca acesso ao livro de registro de túmulos e à documentação digital do Cemitério Municipal, de forma a assegurar a verificação da regularidade dos registros, a titularidade dos jazigos e a observância dos procedimentos administrativos realizados no período em investigação.
O vereador Rovilson Gouvea (PRD), o Neno, explica que, de início, o Legislativo está reunindo o material para análise e discussão dentro da CPI. “Com a aprovação dos Requerimentos, a gente consegue toda a documentação necessária para uma pesquisa, fazer todo o levantamento e apurar realmente o que foi denunciado”, diz.
Na semana passada, houve uma reunião extraordinária da CPI, quando foi aprovado o Requerimento 19/2025, solicitando informações sobre a prestação de serviços de tanatopraxia. “A extraordinária foi bastante importante para questionamentos relacionados aos cargos comissionados e também da prestação de serviços de Tanatopraxia. Vamos seguir com as solicitações dentro de nossa atribuição enquanto membros da CPI, e posteriormente com as devidas convocações na comissão”, ressalta o vereador Wellington Paulista (PSDB).
De acordo com a proposição que solicitou as investigações, a CPI irá apurar os seguintes fatos: possível desvio de recursos públicos na Funerária Municipal; formação de quadrilha e/ou esquema de venda de tanatopraxia e outros envolvendo agente público e setor privado; corrupção ativa; corrupção passiva; vilipêndio de cadáver; desvio e/ou uso indevido de recursos públicos; apuração de possível ilegalidade nos serviços funerários do Município; apuração do cumprimento e possível descumprimento dos contratos vinculados aos serviços funerários; conduta de agente público incompatível com a natureza do cargo.
A comissão é composta por cinco membros, conforme prevê o artigo 71, § 2, da Lei Orgânica Municipal e o artigo 81 do Regimento Interno. Foram indicados pelos partidos e blocos parlamentares: Pastora Mel (União); Marcos Sansão (PL); Diney Lenon (PT); Wellington Paulista (PSDB); Rovilson Gouvea, Neno (PRD).
Todas as reuniões são transmitidas ao vivo pelo YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Poços de Caldas.

Leia Também

Foto: Divulgação

Exposição sobre Doenças Inflamatórias Intestinais acontece na Câmara até o dia 30

Poços de Caldas, MG - No dia 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) em meio à campanha do Maio Roxo. E a Câmara Municipal recebe, nos próximos dias, a exposição “Maio Roxo: Além…
Foto: Caldense/Divulgação

Caldense contrata reforço Ítalo, segundo volante com base sólida no Cruzeiro

Poços de Caldas, MG - A Caldense acertou a contratação do segundo volante Ítalo para reforçar a equipe no Campeonato Mineiro Módulo II 2025. O atleta já se apresentou no CT Ninho dos Periquitos e está treinando normalmente com o…
Foto: Divulgação

OAB Poços de Caldas empossa nova diretoria para o triênio 2025/2027 em cerimônia solene

Poços de Caldas, MG - Na noite de sexta-feira, 16 de maio, a sede da OAB Poços de Caldas foi palco da solenidade de posse da nova diretoria da subseção para o triênio 2025/2027. O evento marcou o início de…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Poços se destaca no crescimento turístico de Minas Gerais e reforça papel no cenário nacional

Poços de Caldas, MG - Minas Gerais vive um momento de crescimento econômico impulsionado pela força do turismo, da hospitalidade e da cultura. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Observatório do Turismo de Minas…
Foto: Divulgação

Botoeiras sonoras para deficientes visuais são vandalizadas em área

Poços de Caldas, MG - Cinco botoeiras sonoras instaladas na Rua Assis Figueiredo, no cruzamento com a Rua Espírito Santo, em Poços de Caldas, foram alvo de vandalismo neste fim de semana. O local é uma das áreas mais movimentadas…
foto-casa-do-atleta-celebra-temporada-de-conquistas-e-projeta-mundial-na-california-com-esperanca-de-medalhas-20-05-25

Casa do Atleta celebra temporada de conquistas e projeta Mundial na Califórnia com esperança de medalhas

Poços de Caldas, MG - A equipe da Casa do Atleta, liderada pelo mestre Paulão Rezende, segue colhendo frutos do trabalho disciplinado de seus atletas e professores. Nos últimos dois meses, os resultados expressivos alcançados em competições nacionais e internacionais…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!