Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Ponte da Avenida Celanese segue interditada; estrutura provisória atende pedestres e motos

Data da Publicação:

22/05/2025

Poços de Caldas, MG – A ponte localizada na região da Avenida Celanese, importante via de ligação para diversos bairros e acessos industriais de Poços de Caldas, continua intransitável para veículos desde que cedeu no mês de dezembro de 2024. A situação tem causado transtornos significativos para motoristas, especialmente caminhoneiros e usuários do transporte coletivo, que seguem impedidos de utilizar a passagem.

Desde o colapso da estrutura, nenhuma solução definitiva foi concluída. Como forma de minimizar o impacto sobre a população, a Prefeitura instalou uma pequena ponte de madeira no local, liberada exclusivamente para o tráfego de pedestres, motociclistas e ciclistas. A medida, segundo o secretário municipal de Obras, José Benedito Damião, foi um paliativo emergencial diante da gravidade do problema.
“A gente fez essa ponte de madeira para minimizar o perigo para os pedestres, o pessoal de bicicleta e motos. É uma medida simples, mas necessária, para reduzir o prejuízo imediato da população”, explicou o secretário em entrevista ao Jornal Mantiqueira.
Segundo Damião, a administração municipal está atuando em duas frentes para resolver a situação: uma licitação pública e uma possível parceria com a iniciativa privada. No entanto, os avanços são limitados por fatores técnicos e burocráticos.
“A ponte da Celanese está sendo tratada em duas frentes. Uma é a licitação, que deve sair nos próximos dias, e a outra é uma parceria privada, que está um pouco mais complicada. Estamos tentando resolver o mais rápido possível, mas é uma situação atípica, que não consta em nossos relatórios como padrão de intervenção. Mesmo assim, estamos atentos e trabalhando para que a licitação seja finalizada com agilidade”, afirmou Damião.
Enquanto a solução definitiva não é viabilizada, os moradores da região continuam enfrentando dificuldades no deslocamento. Desvios têm aumentado o tempo de trajeto e afetado a mobilidade urbana.
A expectativa da Prefeitura é que, com a conclusão da licitação e possível definição da parceria privada, a reconstrução da ponte seja iniciada ainda este ano. Até lá, a população deve continuar contando com a estrutura improvisada ou buscar rotas alternativas para o transporte de veículos de maior porte. A Rodovia do Contorno tem sido a única alternativa, mas a maioria reclama do aumento do tempo de locomoção até chegarem aos seus destinos.

 

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc
@mantipocos

 

Leia Também

foto-pocos-recebe-a-nova-sede-da-5a-companhia-da-pmr-a-mais-moderna-de-minas-gerais-22-05-25

Poços recebe a nova sede da 5ª Companhia da PMR, a mais moderna de Minas Gerais

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta quinta-feira (22), foi inaugurada em Poços de Caldas a nova sede da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), considerada a mais moderna do Estado de Minas Gerais. A cerimônia…
foto-governador-romeu-zema-visita-centro-administrativo-22-05-25

Governador Romeu Zema visita Centro Administrativo

Poços de Caldas, MG - Nesta quinta-feira (22), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou o Centro Administrativo de Poços de Caldas e se mostrou impressionado com a estrutura do prédio. O local, que abriga todas as secretarias municipais,…
Foto: Divulgação

Alcoa recebe imprensa em edição especial do programa “De Portas Abertas”

Poços de Caldas, MG - A unidade da Alcoa em Poços de Caldas promoveu, nesta quarta-feira (21), uma edição especial do programa “Alcoa de Portas Abertas”, voltada exclusivamente para representantes da imprensa local e regional. A iniciativa, que ocorre mensalmente…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura de Poços de Caldas intensifica remoção de aguapés na represa Bortolan

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está realizando uma grande operação de remoção de aguapés na represa Bortolan, resultado de uma força-tarefa coordenada entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Guarda Civil Ambiental. A…
Foto: Divulgação

Realizada Audiência na Câmara Municipal debatendo políticas públicas para o artesanato em Poços

Poços de Caldas, MG – A Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou nesta quarta-feira (22) uma audiência pública com o tema “Políticas Públicas para o Artesanato Local”, proposta por meio do Requerimento 36/2025, de autoria do vereador Wellington Paulista…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI aprova Requerimentos com objetivo de aprofundar investigação nos serviços funerários

Poços de Caldas, MG - Na última segunda-feira, 19, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas aprovou dois novos Requerimentos, com solicitação de informações. As propostas foram apresentadas pelo vereador…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!