Poços de Caldas, MG – Com o compromisso de promover uma educação alinhada às demandas da era digital, a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas aderiu à assessoria técnica e pedagógica oferecida pelo Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Educação Digital, criada pela Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023.
A iniciativa conta com a participação da coordenadora da Divisão de Tecnologias da SME, Thaís Morgana de Almeida Andrade, indicada para cursar a especialização e atuar como embaixadora digital no município. A gerente do Centro de Referência do Professor, Denise Nery Ramos, também foi indicada para colaborar na condução da assessoria formativa junto à equipe pedagógica e das escolas da Rede Municipal de Ensino.
A ação representa um importante passo para a inclusão digital e a promoção da cidadania no ambiente escolar e está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre educação digital e midiática e também à regulamentação da lei que proíbe celulares nas escolas, destacando a permissão dos equipamentos para uso intencional e pedagógico.
Além disso, a equipe da Divisão de Tecnologias está desenvolvendo novas ações que visam garantir a infraestrutura necessária em todas as unidades escolares para a efetiva implantação da Educação Digital e Midiática, disposta na Resolução CNE/CEB nº 2, de 21 de março de 2025.
“Essas iniciativas serão divulgadas em breve para os gestores e supervisores, reforçando o compromisso da Rede Municipal com uma educação inovadora, acessível e de qualidade, com previsão de implantação nas escolas em 2026”, informa a coordenadora da Divisão de Tecnologias, Thaís Morgana.