Poços de Caldas, MG – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou na manhã desta sexta-feira (23), a Operação NarcoSul, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro promovidos por uma organização criminosa com atuação em Poços de Caldas e região. A ação, fruto de mais de oito meses de investigação conduzida pela Agência de Inteligência da Polícia Civil local, revelou um esquema sofisticado de distribuição de entorpecentes provenientes de outros estados para o sul de Minas Gerais.
De acordo com as apurações, o grupo criminoso é liderado por indivíduos ligados a facções do Estado de São Paulo, com atuação estruturada e uso de tecnologias para dificultar o rastreamento de suas atividades ilícitas. Um dos métodos identificados foi a comercialização de drogas por meio de “delivery” operado via redes sociais, além da utilização de empresas de fachada para disfarçar a origem do dinheiro oriundo do tráfico.
Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em três municípios: Poços de Caldas (MG), São João da Boa Vista (SP) e Vargem Grande do Sul (SP). A ação resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de três veículos, mais de R$10 mil em espécie, munições e entorpecentes localizados em diversas residências.
A ofensiva contou com um efetivo de 65 policiais civis das Delegacias Regionais de Poços de Caldas, Guaxupé e Alfenas, além do apoio de agentes da Seccional de São João da Boa Vista (SP) e do canil da Guarda Municipal de Vargem Grande do Sul.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e desarticular por completo a estrutura da organização criminosa.