Poços de Caldas, MG – O autor João Brígido, residente em Poços de Caldas, doou exemplares do livro de sua autoria “No Bolso do Coveiro” para o acervo da Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Na última semana, ele foi recebido no equipamento pela gerente das Bibliotecas Públicas, Elisa Cassaro.
A obra será lançada no dia 24 de junho, às 19h, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. No Bolso do Coveiro reúne relatos sobre a cidade cearense de Umirim e sua gente, apresentados aos leitores num jogo com o acaso. O fio condutor é a caminhada de um homem que refaz seu itinerário na vida. Não há preocupação com cronologia nem linearidade.
A sobrevivência no sertão é assim errática, descontínua e muito sofrida, principalmente durante os tempos de estiagem. Tudo é aleatório no trajeto do coveiro Juvêncio e ele tem a cara do seu tempo e daquela aridez. Em seu pensar, acredita que o cemitério retrata os valores e as crenças daquela gente que espera convicta que os portões de ferro e os muros altos possam mitigar o medo generalizado de algo terrível que seus mortos venham a desencadear.
João Brígido reside em Poços há quatro anos, onde escreve contos e romances. É pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo qual editou textos acadêmicos sobre Cooperação Internacional e Migração (bilíngues). Também representou o Brasil em eventos internacionais no México, EUA, Japão, Índia, Chile, Honduras e junto a órgãos como Nações Unidas e Banco Mundial.