Poços de Caldas, MG – Nos dias 24 e 25 de maio, Poços de Caldas foi o centro do cricket nacional ao sediar a primeira etapa da John Landers Shield 2025, o principal campeonato masculino do país na modalidade. A competição, que tem crescido em prestígio e visibilidade, reuniu as seis melhores seleções estaduais do Brasil, com jogos realizados no Parque Ecológico da Zona Sul e no estádio Prontidão, cedido pela prefeitura. A organização do evento foi da Cricket Brasil, entidade máxima da modalidade no país.
São Paulo conquista o título; Poços de Caldas fica com o vice
A Federação de São Paulo A foi a grande campeã da etapa. A equipe de Poços de Caldas, representando Minas Gerais ficou com o segundo lugar, mostrando evolução e força competitiva. Atual bicampeã nacional (2023 e 2024), a equipe mineira apostou em jogadores formados nos projetos de base do próprio Cricket Brasil — boa parte deles, inclusive, já compõe a Seleção Brasileira Masculina da modalidade.
O torneio ainda contou com as seguintes federações participantes: FCSPA – Federação São Paulo A, FCSPB – Federação São Paulo B, FCMGA – Federação Minas Gerais A, FCMGB – Federação Minas Gerais B, FCRJ – Federação Rio de Janeiro, FCDF – Federação Distrito Federal.
Em jogo: título e vaga na Seleção Brasileira
Mais do que a taça, chamada oficialmente de Troféu John Landers, o torneio define os principais nomes que representarão o Brasil na Seleção Brasileira Masculina de Cricket, que disputará o Campeonato Sul-Americano em novembro deste ano. Por isso, cada jogada, arremesso e rebatida ganha peso decisivo, tanto para os atletas quanto para os olheiros e técnicos da Cricket Brasil.
Cricket em ascensão
A competição em Poços de Caldas foi mais do que um evento esportivo: foi a expressão do crescimento da modalidade no país. “Cricket no Brasil só cresce. Começamos com um funcionário, hoje temos quase 50 atuando diretamente com críquete. É uma evolução constante”, destacou Matt Featherstone, que defendeu as cores de Poços no torneio. “A cada ano, vemos mais equipes, mais atletas e mais projetos de base sendo fortalecidos. Isso aqui já é realidade.” “Tem muita gente que acompanhou esse campeonato de fora do país. O site da Cricket Brasil tem alcance global e isso só reforça o profissionalismo e a importância dessa competição para o futuro do críquete brasileiro”, afirmou Matt.
Próxima etapa será no Rio de Janeiro
A segunda etapa da John Landers Shield 2025 já está marcada: acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, na cidade de Itaguaí (RJ). Será a fase decisiva do campeonato e que definirá o grande campeão nacional da temporada, além de consolidar os nomes que defenderão o Brasil nas competições internacionais.
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc
@mantipocos