Machado, MG – A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5/2), a operação Zero Grau, com o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão no município de Machado e um em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação faz parte de investigações que apuram crimes de exibição de manobra perigosa, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, corrupção de menores e apologia ao crime.
Em Machado, dois mandados foram cumpridos em residências de adolescentes. Segundo a Polícia Civil, as investigações apontam a existência de um grupo organizado em aplicativo de mensagens, criado com a finalidade de planejar, incentivar e difundir crimes de trânsito, especialmente a prática de manobras perigosas com motocicletas, como empinar veículos, realizadas em vias públicas, rodovias e áreas centrais dos dois municípios.
Ainda conforme apurado, os investigados produziam vídeos das manobras e os divulgavam de forma recorrente em redes sociais, por meio de perfis criados quase exclusivamente para esse fim. Há indícios de incentivo à prática criminosa e de exposição deliberada de condutas que colocavam em risco a segurança viária e a integridade física de terceiros.
Durante a operação, os policiais civis apreenderam sete motocicletas, aparelhos celulares e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Todo o material recolhido será analisado e deverá subsidiar o aprofundamento das investigações, bem como a individualização das condutas dos envolvidos. Ao todo, 36 policiais civis participaram da operação, incluindo equipes do Departamento de Polícia Civil em Pouso Alegre, da Delegacia Regional em Alfenas, da Delegacia de Machado e de unidades da região, como Areado, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Poço Fundo e Paraguaçu.