Poços de Caldas, MG – A Charanga dos Artistas promete agitar o domingo de Carnaval com a escolha do Bufão 2026. O concurso acontece a partir das 16h, no Parque José Affonso Junqueira, durante a apresentação da Charanga. Os candidatos sobem ao palco em meio à folia e aquele que conquistar o público será coroado como o novo Bufão.
O vencedor receberá a faixa das mãos do atual detentor do título, o personagem “Robocop Gay”, interpretado por Clisthenis Betti, e terá a missão de reinar no Carnaval do próximo ano — com direito, inclusive, a um boneco gigante em sua homenagem.
Mas o que é um Bufão? A figura tem origem na Idade Média, quando artistas utilizavam o corpo e a palavra para provocar, divertir e entreter com humor e ironia. Hoje, o título é concedido ao personagem mais carismático, irreverente e que se destaca na interação com o público.
Charanga anima todos os dias de festa
A Charanga dos Artistas se apresenta de sábado a terça-feira de Carnaval (14 a 17 de fevereiro), das 16h às 19h, no Parque José Affonso Junqueira, atrás do Palace Hotel. A programação é voltada para todas as idades e reúne bonecões, grupos de teatro e dança, além de muita música com a Banda do Miguelzinho.
A festa começa já na sexta-feira (13), às 18h, quando a Charanga participa da cerimônia de entrega da chave da cidade ao Rei Momo, nas escadarias da antiga Prefeitura. Em seguida, o cortejo segue até o Parque José Affonso Junqueira, marcando oficialmente a abertura do Carnaval.
Neste ano, a Charanga traz uma programação diversificada, com 17 grupos de teatro e dança e oito bonecos gigantes. A atração integra a programação oficial do Carnaval, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Tradição que completa 25 anos
Em 2026, a Charanga dos Artistas celebra 25 anos levando alegria às famílias durante o Carnaval. Criada em 2001 com o objetivo de unir a classe artística e homenagear personalidades locais, nacionais e internacionais, a iniciativa mantém viva a tradição do “brincar carnaval”.
Ao som das tradicionais marchinhas, artistas caracterizados, bailarinos e bonecos gigantes dão vida a personagens da literatura, do cinema, da música e de diversas áreas, sempre com forte interação com o público — marca registrada que transforma cada apresentação em um grande espetáculo coletivo.