Poços de Caldas, MG – Na tarde desta sexta-feira (13), a Prefeitura de Poços de Caldas realizou o lançamento oficial da campanha “Não é Não – Carnaval sem Assédio” na Praça Pedro Sanches, na Poços de Caldas. A ação marca o início das atividades que serão realizadas ao longo de todos os dias do Carnaval no município.
Durante o lançamento, equipes estiveram no local realizando orientações ao público, distribuição de panfletos informativos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização, reforçando a importância do respeito e do con sentimento durante a festa.
A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Poços de Caldas e acontece em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços de Caldas, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Polícia Civil de Minas Gerais e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Poços de Caldas, fortalecendo a atuação integrada da rede de proteção às mulheres.
A iniciativa tem como objetivo combater a importunação sexual e a violência contra as mulheres, além de incentivar a denúncia desses crimes durante o período carnavalesco, quando historicamente há aumento desses casos.
Durante o lançamento das ações de segurança para o período carnavalesco, o prefeito Paulo Ney destacou a importância do trabalho contínuo para garantir um Carnaval tranquilo na Poços de Caldas.“A segurança do Carnaval em Poços já é marca registrada. Hoje é mais uma importante ação voltada à segurança das mulheres, e esse será um tema muito trabalhado durante todo o Carnaval. Nosso objetivo é garantir que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade, respeito e segurança.”
“A campanha é uma ação de conscientização e combate, para que todas as mulheres e crianças se sintam seguras durante o Carnaval. Qualquer tipo de importunação, violência ou situação em que a pessoa não se sinta segura deve ser denunciada por meio dos canais oficiais. É importante lembrar que tudo que acontece após o ‘não’ é crime. Queremos garantir o direito de todos a um Carnaval seguro”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.
Canais de denúncia: 197 – Polícia Civil; 190 – Polícia Militar; 180 – Central de Atendimento à Mulher. A campanha reforça a mensagem: Carnaval é festa, respeito é regra. Não é não!
