hugo_15

Presença de Antonio Candido

Data da Publicação:

15/04/2023

Hugo Pontes
Professor, poeta
e jornalista

Não é de todo incomum Poços de Caldas, receber, em seu meio, intelectuais. Muitos chegam, passam alguns dias incógnitos. E voltam para seus afazeres cotidianos, depois de um período de descanso entre nós.
Em 1977, apenas para citar um ano, Carlos Drummond de Andrade aqui esteve a passeio. Dizia que gostava de vir aqui para Poços e ao sul de Minas uma vez que podia passear à vontade, sendo reconhecido, mas não abordado para falar sobre si ou sobre sua obra.
Outros aqui estiveram e muitos ainda virão.
Mas um nome soa como música e cala fundo na mente daqueles que guardam dele uma boa lembrança: Antonio Candido de Mello e Souza.
Na edição de domingo, no caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo, o professor Manuel da Costa Pinto publicou um artigo sob o título “O Crítico Revisitado”, no qual faz uma análise da trajetória do professor, sociólogo, crítico literário e ensaísta Antonio Candido.
Antonio Candido nasceu no Rio de Janeiro em 24 de julho de 1918 e faleceu em São Paulo no dia 12 de maio de 2017. Era filho Clarisse de Mello e Souza e de Aristides de Mello e Souza, médico, que viveu em Poços de Caldas onde coordenou os serviços das Termas entre os anos de 1930 e 1936. A família, por força das atividades do pai, morou em Cássia, Passos, Poços de Caldas e São João da Boa Vista. Antonio Candido estudou em São Paulo onde se formou em Ciências Sociais, e sua atividade sempre esteve voltada para a literatura e crítica literária tendo, com isso, escrito vários livros enfocando estudos sobre a Literatura Brasileira e a Sociologia, entre os quais:
Formação da Literatura Brasileira, 1959; Iniciação à Literatura Brasileira, 1997; Os Parceiros do Rio Bonito, 1964; O Discurso e a Cidade, 1993; Literatura e Sociedade, 1965; e Teresina etc., 1959. No livro Teresina etc o autor enfoca a vida da italiana Teresina Carini Rocchi que veio para o Brasil acompanhando o marido Guido Rocchi, músico e integrante da orquestra de Toscanini que viera a São Paulo para uma temporada. O casal viveu em São Paulo até 1910.
Teresina separou-se do marido mudando-se para Poços de Caldas. Guido Rocchi acabou vindo atrás da esposa e por aqui ambos passaram a residir.
Teresina tornou-se amiga da mãe de Antonio Candido que, na sua lembrança de menino, ficou impressionado com o ativismo da Teresina. Com isso, já na idade adulta, Candido colocou em livro a origem, data, lugar de nascimento, família e impressões sobre a vida da senhora Rocchi, que faleceu em Poços de Caldas no ano de 1951.

 

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!