@Victor-Imesi-9Cristo-1024x767

MEMÓRIA HISTÓRICA – CRISTO REDENTOR – 65 ANOS

Data da Publicação:

12/05/2023

1 – 1938 – Léo Ferrer, cunhado de José Raphael dos Santos Netto, propõe colocar no alto da serra uma imagem de Nossa Senhora da Saúde.
2 – 1942 – José Raphael dos Santos Neto, conhecido por Zé Neto, junto com amigos da Congregação Mariana, instala uma cruz de madeira no alto da serra. Para tanto abrem uma picada através da mata.
3 – 1957 – Aproveitando a ideia de Léo Ferrer, em 1938, José Netto tendo o apoio do pároco – Pe. Geraldo Magela Teixeira – constituiu uma comissão para arrecadar fundos para a construção de uma imagem do Cristo Redentor. Comissão esta formada por José Netto, Pe. Geraldo Magela, Sebastião Pinheiro Chagas, Agostinho Junqueira e outros cidadãos.
4 – Contratada a Oficina Artística do Escultor Ottaviano Papaiz, de Campinas, para realizar o trabalho. Papaiz já havia instalado imagens do Cristo em S.J. do Rio Pardo, Serra Negra e Taubaté.
5 – O prefeito Agostinho Junqueira conseguiu junto a Juscelino Kubitschek máquina para abrir uma estrada até o alto da serra. David Ottoni Filho fez o pedestal. O Cristo foi instalado tendo 16 metros de altura, 148 peças pesando 20 toneladas.
6 – Depois do Cristo Redentor do Rio, é a 2ª imagem em tamanho no Brasil, constituída de 148 peças, pesando 20 toneladas.
7 – Em 13 de maio de 1958 a obra foi inaugurada com uma missa no alto da serra, celebrada pelo bispo de Guaxupé Dom Inácio Dal Monte.
8 – Destaco que a empresa de Ottaviano Papaiz ainda está em atividade, com o nome de Marmoraria Papaiz e é dirigida por seu filho Ivo Papaiz.

Pesquisa realizada
pelo professor
Hugo PONTES

Leia Também

Essência Feminina: Equilíbrio, Saúde e Elegância

Olá! Pra quem ainda não me conhece, sou a Dra. Silvana Guedes, médica com pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN (CRM 38.440). É com grande satisfação que iniciamos esta nova parceria com o Jornal da Mantiqueira. Este espaço foi criado especialmente…

O QUE FOI A LITERATURA MARGINAL NOS ANOS DE 1970

Hugo PONTES* A literatura marginal dos anos 1970 no Brasil foi um movimento literário ligado à chamada Geração Mimeógrafo, também conhecida como poesia marginal. Surgiu em um contexto de forte repressão política durante a ditadura militar (1964-1985), quando muitos artistas…

Contraditórios

Wiliam de Oliveira Analise os dias atuais e perceba. Estamos contraditórios, para não dizer, somos. Enaltecemos a necessidade da tolerância e praticamos a intolerância. Proclamamos a importância da democracia e rejeitamos opiniões diferentes da nossa. Manifestamos ser contrários ao discurso…

O Mito do Amor Materno: Por que Precisamos Falar Sobre Isso na Semana das Mães

Maio chega, e com ele, uma das datas mais simbólicas e emocionais do nosso calendário: o Dia das Mães. É tempo de homenagens, de flores, de gratidão. Mas também pode ser um tempo de cobrança silenciosa, de culpa e de…

Livros & Leitores

Hugo PONTES* A Câmara Brasileira de Livros, em seu Panorama Editorial, divulgou uma pesquisa sobre a Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela FIPE – Fundação de Pesquisas Econômicas. O resultado obtido apontou uma queda nas vendas de…

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!