capoeira_23

Poços de Caldas ganha Dia Municipal da Capoeira

Data da Publicação:

23/06/2023

Poços de Caldas, MG – O prefeito Sérgio Azevedo instituiu o Dia Municipal da Capoeira. A data será comemorada em 13 de maio. A lei 9.715, publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Município, acrescenta dispositivo na lei 9.620, de 24 de agosto de 2022, para incluir no calendário comemorativo e de eventos de Poços de Caldas a nova data.

A comemoração é mais um incentivo ao esporte de matriz africana, presente em diversas atividades culturais e esportivas do município. Na cidade, há várias associações que promovem a prática da capoeira.

Para o mestre capoeirista Luiz Henrique de Souza, a instituição da data comemorativa vai ajudar a capoeira a ter ainda mais reconhecimento. “É bastante importante ter a confirmação da criação desta data que vai celebrar uma cultura que abrange mais de 160 países”, avalia.

A lei é de autoria do vereador Claudiney Marques.

História

A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mescla elementos de arte marcial, dança e música. Sua história remonta ao período colonial no Brasil, quando milhões de africanos foram trazidos como escravos durante o período da escravidão. A palavra capoeira significa “o que foi mata”, por meio da conexão dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. Os primeiros registros da capoeira datam do século 16. Os escravos traziam consigo tradições culturais, incluindo práticas de luta, que foram incorporadas à capoeira.

No entanto, a capoeira foi proibida pelas autoridades coloniais por estar associada à resistência e à rebelião por parte dos escravos. Por isso, os praticantes desenvolveram uma forma disfarçada de luta, incorporando elementos de dança e música, para evitar chamar a atenção das autoridades. Após a abolição da escravatura em 1888, a capoeira começou a ser praticada abertamente apesar de ainda enfrentar estigma e discriminação.

Na década de 1930, o mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) e o mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) desempenharam papéis fundamentais na valorização e organização da capoeira. Mestre Bimba criou uma nova modalidade chamada “capoeira regional”, incorporando movimentos mais rápidos e acrobáticos. Mestre Pastinha, por sua vez, dedicou-se à preservação das tradições antigas da capoeira, criando a “capoeira angola”. Foi nessa época que a prática foi legalizada.

A partir da década de 1970, a capoeira ganhou reconhecimento e se espalhou pelo mundo. Muitos mestres e praticantes viajaram para difundir a arte marcial e cultural da capoeira, resultando em um interesse global crescente. Em 2008, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o que contribuiu para sua preservação e promoção. Hoje, a capoeira é praticada em todo o mundo, com academias, grupos e eventos.

Características
A capoeira reúne diferentes tipos de elementos do campo da musicalidade, luta, religiosidade, dança e costumes. Ela se consolidou enquanto forma de preservar as culturas ancestrais de seus praticantes, bem como de resistir à opressão vivenciada no contexto da escravidão. A capoeira é caracterizada pela da roda de praticantes e tocadores, pelos cantos, pelos instrumentos e pelos movimentos corporais. A música é um elemento essencial para a construção da prática corporal e de desenvolvimento da capoeira. Os diferentes toques executados nos diversos instrumentos, como o berimbau e o atabaque, junto ao coro e o compasso das palmas, compõem a musicalidade da manifestação cultural. Entre os temas das letras musicais cantadas na capoeira estão as vivências das pessoas escravizadas e as divindades do candomblé.

Leia Também

Foto: Caldense/Divulgação

Caldense homenageia “Júnior Veinho”, torcedor-símbolo da equipe

Poços de Caldas, MG - A diretoria da Caldense em conjunto com o departamento de marketing do clube prestou uma homenagem na manhã desta quarta-feira (30/04) a Dácio Clemente Júnior, o popular “Júnior Veinho”, torcedor fanático da Veterana, pelos 50…
Foto: Caldense/Divulgação

Tudo sobre a estreia da Caldense no Módulo II, o primeiro jogo do ano do centenário

Poços de Caldas, MG - Neste domingo, dia 04 de maio, a Caldense fará sua estreia no Campeonato Mineiro Módulo II 2025, a primeira partida no ano de seu centenário. A Veterana encara o Patrocinense às 10 horas da manhã…
Foto: Divulgação

Voluntários da Alcoa Poços promovem ação comunitária em comemoração aos 35 anos do Instituto Alcoa

Poços de Caldas, MG - O aniversário de 35 anos do Instituto Alcoa foi comemorado em Poços de Caldas da forma que os voluntários da Unidade mais gostam: fazendo o bem. No sábado, dia 26 de abril, eles participaram de…
Foto - Divulgação

Olimpíada dos Trabalhadores terá 2.500 atletas

Poços de Caldas, MG - Com recorde de inscrição de empresas, a 45ª Olimpíada dos Trabalhadores (Olimtra) começa oficialmente nesta quinta-feira (1º). Ao todo, são 51 empresas e instituições que vão reunir cerca de 2.500 atletas em diversas modalidades, de…
Foto: Divulgação

Laudos do Estádio Ronaldão são todos aprovados; Realizada reunião do plano de ação

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta terça-feira (29/04), a Federação Mineira de Futebol publicou em seu site oficial a validação e aprovação de todos os laudos do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira para receber jogos e o público nos…
Foto: Divulgação

Arquibancada descoberta estará disponível na estreia da Caldense e ingressos terão preços acessíveis

Poços de Caldas, MG - Atendendo a inúmeros pedidos de torcedores, a diretoria da Caldense decidiu abrir a arquibancada descoberta do Ronaldão na partida de estreia da Veterana no próximo domingo (04/05) às 10 horas da manhã no Ronaldão contra…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!