suicidio

Setembro Amarelo: ANS reforça a importância da prevenção ao suicídio

Data da Publicação:

13/09/2023

Brasília, DF – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apoia a campanha Setembro Amarelo, que visa alertar e reforçar os cuidados sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Segundo o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, uma realidade preocupante e que, infelizmente, tem afetado principalmente os jovens. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais: em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Em razão disso, a Agência chama a atenção para o cuidado com a saúde mental e a prevenção do agravamento de doenças. 

Em meio a esse cenário, a ANS vem buscando impulsionar uma mudança no modelo de atenção à saúde hegemônico no setor, a partir do estímulo à adoção, por parte das operadoras de planos de saúde, de práticas cuidadoras e integrais, como a implantação de programas de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev). Dos 1.164 programas cadastrados ou informados na ANS em janeiro de 2023, 237 abordam temas referentes à saúde mental.   

“É primordial que todos os profissionais que trabalham com saúde estejam capacitados a detectar, de forma precoce, os sinais de alerta para que possam acompanhar atentamente as pessoas, ainda mais aquelas que tenham alguma doença já diagnosticada. Os serviços de saúde devem estar preparados para auxiliar nessas situações”, alerta o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello. 

Sinais de alerta  

É importante estar atento a simples mudanças que indiquem comportamentos que podem evoluir para o suicídio. Confira alguns sinais que podem ser percebidos, de acordo com o Ministério da Saúde: 

– Aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais (falar constantemente que dará fim à vida);  

– Preocupação exacerbada com sua própria morte ou falta de esperança (baixa autoestima e uma visão negativa da vida);  

– Expressão de ideias ou de intenções suicidas (falar frases como “Vou desaparecer”, “Eu queria dormir e nunca mais acordar”, “Eu vou deixar vocês em paz”);  

– Isolamento contínuo (evitar atividades, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer).  

Buscar ajuda é fundamental: conversar pode salvar vidas! Converse com um profissional de saúde de sua confiança ou busque conforto e apoio ligando para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Disque 188.

Leia Também

Foto: Divulgação

Confira o funcionamento dos serviços no feriado de 13 de maio

Poços de Caldas, MG - Em razão do feriado municipal da Festa de São Benedito, comemorado na próxima terça-feira (13), alguns serviços públicos e estabelecimentos de Poços de Caldas terão alterações no funcionamento. O Centro Administrativo estará fechado na segunda…
Foto: Divulgação

Poços participa do 1º Encontro de Integração Institucional promovido pela ARISB-MG

Poços de Caldas, MG - No último dia 5 , a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) realizou o 1º Encontro de Integração Institucional com os Municípios, reunindo representantes de cidades consorciadas com o objetivo de…
Foto: Divulgação

Dia das Mães: mais do que uma data comercial, um símbolo de amor, reconhecimento e afeto

Poços de Caldas, MG – Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas mais significativas do calendário brasileiro. Mais do que flores, presentes e almoços em família, o dia representa uma oportunidade de homenagear…
Foto: Divulgação

Projeto “Olhar de Malu” leva atendimento oftalmológico a crianças com Down

Poços de Caldas, MG - A Associação Malu de Amor, referência no atendimento gratuito a crianças e adolescentes com Síndrome de Down em Poços de Caldas, realiza nesta sexta-feira (9), das 13h às 17h, a primeira edição do projeto “Olhar…
Foto: PMPC/Divulgação

Poços oferece serviços específicos para pessoas em situação de rua

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas conta com uma rede de serviços voltados especificamente para o atendimento qualificado de pessoas em situação de rua, que abrange desde alimentação adequada, higienização, locais dignos e confortáveis para dormir, busca ativa…
Foto: PMPC/Divulgação

Inscrições movimentam artesãos para vagas na tradicional FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu o processo seletivo para o preenchimento de 30 vagas na tradicional Feira de Artesanato (FEARPO), realizada na Praça Dom Pedro II — popularmente conhecida como Praça dos Macacos.…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!