POÇOS DE CALDAS DE TODOS NÓS

Data da Publicação:

04/11/2023

Hugo PONTES
Professor, poeta
e jornalista

Poços de Caldas é uma cidade do interior com ares cosmopolitas. Afirmamos isso em virtude das leituras e do conhecimento que adquirimos ao consultar as obras dos nossos antigos memorialistas como Pedro Sanches de Lemos, Mário Mourão, Homero Ottoni, Nilza Megale, dos registros em jornais, revistas; fotos e documentos antigos e dos depoimentos pessoais dos moradores mais antigos, pois são as fontes às quais recorremos e citamos a cada artigo, pesquisa ou livro que escrevemos.
Minha referência inicial é o texto escrito por Auguste Saint-Hilaire – grande viajante, naturalista e botânico francês – que percorreu praticamente todo o Brasil, e foi um dos primeiros estrangeiros que esteve nesta região e fez o relato sobre a existência das águas termais existentes no que hoje é a cidade de Poços de Caldas.
Desde os relatos de Auguste Saint-Hilaire, em 1816; a vinda de D. Pedro II, para inaugurar o Ramal de Caldas, da Estrada de Ferro Mojiana em 1886 – e que impulsionou o desenvolvimento de Poços de Caldas – passando pela presença do padre Victor, Olavo Bilac, Coelho Netto, Alberto de Oliveira, Antonio Candido, Ary Barroso que aqui viveu no ano de 1926; pela permanência de Alberto Santos Dumont – que aqui esteve para uma temporada de repouso chegando até as décadas de 1930 a 1950 com o presidente Getúlio Vargas, Darcy Vargas, Rubem Braga, Belmiro Braga, João do Rio, Juscelino Kubitschek, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Menotti Del Picchia, Carlos Drummond de Andrade e a cantora argentina Libertad Lamarque. Em outro momento, fixamos nossa atenção no grande prefeito Francisco Escobar que deu a dimensão urbana com ruas e calçadas largas ao centro da cidade e – hoje – apesar das diversas intervenções, e ou falta de manutenção, continua encantando a todos que moram ou nos visitam.
Em outra fase deparamo-nos com o governo mineiro, através do presidente do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, e o grande investimento para impulsionar o setor turístico local com a construção do Palace Hotel, Palace Cassino e as Termas, isso no final da década de 1920.
Ao longo do tempo, inúmeras personalidades que fazem parte na história do Brasil aqui vieram para uma temporada de descanso ou busca da cura para os seus males, fossem do corpo ou do espírito.
Acreditamos que, ao ler este artigo, muitos vão se lembrar de outros visitantes ilustres que por aqui passaram e contribuíram em determinada época para o desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade, divulgando o nome da estância e colocando-a como centro turístico de projeção nacional.
Assim como os registros históricos vão deixar como lembrança o nome do primeiro prefeito nomeado David Benedicto Ottoni(1905) e passarmos por todos os demais indicados ou eleitos, chegando aos dias atuais com o prefeito Sérgio Azevedo (2017-2024), todos trabalharam e colaboraram para o desenvolvimento da cidade.

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!