stf_23

Senado aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF

Data da Publicação:

23/11/2023

Agência Brasil – O Senado aprovou nesta quarta-feira (22), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram 52 votos a favor e 18 contrários, o mesmo placar nos dois turnos. Eram necessários 49 votos para aprovação da PEC. O texto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

A proposta, desde o início, dividiu os senadores. Alguns defendem que o projeto invade as competências da Suprema Corte. Outros argumentam não ter o propósito de retaliação ao tribunal. Nessa terça-feira (21), o Senado havia aprovado calendário especial para votação da PEC 8/2021, que permitiu a votação em dois turnos no mesmo dia, sem sessões de intervalo.

Decisões monocráticas
As decisões monocráticas são aquelas tomadas por apenas um magistrado. Pela sua natureza, trata-se de uma decisão provisória, uma vez que precisa ser confirmada pelo conjunto dos ministros da Corte.

Pedidos de vista
Os senadores decidiram retirar da proposta trecho que estabelecia prazos para os pedidos de vista, tempo extra para um magistrado analisar um processo. A proposta original restringia os pedidos de vista para serem de caráter coletivo e “limitados a seis meses e, em caso de excepcional renovação, a três meses, sob pena de inclusão automática do processo em pauta, com preferência sobre os demais”.

Atualmente, cada ministro do Judiciário pode pedir vista individualmente, sem prazo específico, o que possibilita sucessivos pedidos por tempo indeterminado.

Emendas
O relator Esperidião Amin (PP-SC) retirou do texto referência a eficácia de lei ou ato normativo com efeitos “erga omnes” (que atinjam todas as pessoas), assim como qualquer ato do presidente da República. Se mantivesse a proibição de decisões monocráticas nesses casos, a suspensão de política públicas ou outros atos do presidente só poderiam ser tomadas pelo plenário dos tribunais, que no caso do STF é formado por 11 ministros.

Foi incluída emenda que permite a participação das advocacias do Senado e da Câmara dos Deputados quando for analisada lei federal, sem prejuízo da manifestação da Advocacia-Geral da União.

>> Veja outras medidas previstas na PEC:
– Em caso de recesso do Judiciário, será permitida concessão de decisão individual para casos de grave urgência ou risco de dano irreparável. O caso terá de analisado pelo tribunal no prazo de 30 dias após a retomada dos trabalhos, ou a decisão perderá efeito.

– Processos no STF que tratem de tramitação e propostas legislativas, impacto em políticas públicas, criação de despesas para qualquer Poder também terão de seguir as mesmas regras da PEC. Criação de despesas: Processos no Supremo Tribunal Federal (STF) que peçam a suspensão da tramitação de proposições legislativas ou que possam afetar políticas públicas ou criar despesas para qualquer Poder também ficarão submetidas a essas mesmas regras.

– Sobre decisões cautelares acerca de inconstitucionalidade de lei, o mérito deve ser julgado em até seis meses. Após esse período, terá prioridade na pauta em relação aos demais processos.

Leia Também

foto-pocos-de-caldas-conquista-premio-estadual-com-projeto-pioneiro-de-concessao-turistica-06-05-25

Poços de Caldas conquista prêmio estadual com projeto pioneiro de concessão turística

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi consagrada como campeã na categoria Turismo do 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, durante o 40º Congresso Mineiro dos Municípios, realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira (6). O…
foto-parlamento-jovem-06-05-27

Equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento participa do Parlamento Jovem

Poços de Caldas, MG- Nesta segunda-feira (5), a equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento participou da Oficina do Parlamento Jovem 2025, realizado no Plenário da Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo.…
foto-cpi-reuniao-06-05-25

CPI dos Serviços Funerários tem segunda reunião com Requerimentos ao Poder Executivo

Poços de Caldas, MG - Na tarde da última segunda-feira, 05, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas realizou uma reunião ordinária na sede da Câmara Municipal. Durante o encontro,…
Foto: Divulgação

Gestores de Poços visitam Joinville para conhecer experiências de destaque na administração pública

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas estiveram em Joinville (SC), uma das cidades que mais têm se destacado no Brasil pelos avanços na administração pública nos últimos anos. Estiveram na visita o prefeito Paulo…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani cobra revitalização da Trincheira Tancredo Neves e recebe respostas

Poços de Caldas, MG – O vereador Álvaro Cagnani recebeu as respostas do Executivo Municipal sobre uma série de questionamentos relacionados à situação da Trincheira Tancredo de Almeida Neves, localizada na Rua Corrêa Neto, entre as ruas Prefeito Chagas e…
Foto: Divulgação

Vereador Paulista propõe exposição para homenagear líderes comunitários

Poços de Caldas, MG - Em reconhecimento ao trabalho voluntário e à importância dos líderes comunitários e presidentes de bairro na representação das demandas da população, o vereador Wellington Alber Guimarães (Paulista) propôs a realização de uma exposição fotográfica na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!