car_7

Carnaval é na Cascatinha, com Afoxé Memórias da Resistência

Data da Publicação:

07/02/2024

Poços de Caldas, MG – No domingo de Carnaval, 11 de fevereiro, o berço do samba em Poços de Caldas – o bairro da Cascatinha – vai brilhar na programação carnavalesca. A partir das 15h, na Arena do Ginásio Poliesportivo Moleque César, tem início a concentração do Grupo Afoxé Memórias da Resistência, que se apresenta no Carnaval pela segunda vez.
Às 17h, a cantora e sambista Edna Santos sobe ao palco. Às 19h, o Grupo Afoxé Memórias da Resistência sai em cortejo pela Avenida Santo Antônio em direção à Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos), retornando à Cascatinha, onde o Samba do Vô vai colocar todo mundo pra dançar, a partir das 21h.
Pelo segundo ano na programação de Carnaval de Poços de Caldas, o Grupo Afoxé Memórias da Resistência é uma forma de homenagear todos os tradicionais grupos que existiram e deixaram seu legado na cidade. Neste ano, prestará homenagem também a Anderson Miglioranzi, o Galo da Cascatinha, falecido no fim do ano passado.

Resistência
A proposta é uma iniciativa das moradoras e moradores do bairro da Cascatinha, que tem como objetivo a retomada e também uma homenagem às diversas iniciativas culturais históricas de resistência que surgiram, existiram e perpetuaram tradições e criações das comunidades afro-brasileiras na cidade de Poços de Caldas, a partir deste território.
O evento é organizado por importantes mulheres da comunidade, como Sônia Cesário e sua família. Tia Sônia, como é conhecida por muitas pessoas da região, além de Mãe de Santo no Candomblé e Benzedeira, é uma importante liderança cultural que esteve à frente, a partir das gerações anteriores de sua família, das atividades culturais do carnaval por mais de cinquenta anos. Além disso, o protagonismo da sua família e da comunidade está presente nas iniciativas culturais de matrizes africanas como a Congada e nas raízes do samba.
Tia Sônia conta que a ideia da criação do grupo Afoxé Memórias da Resistência surgiu no ano passado, a partir da Mãe Ana (Ana Maria de Paula Cruz, presidente da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas). “Para este ano, a nossa expectativa é a melhor possível. Estamos mais organizados, os percussionistas vão sair todos de branco e as meninas vão de estampado, como os grupos de afoxé da Bahia. Tenho certeza que a tendência do grupo é crescer cada vez mais e quem quiser acompanhar é muito bem-vindo”, destaca. A iniciativa conta com apoio da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas.
Grupos comunitários de música e dança na rua são formas da movimentar culturalmente o território e de homenagear antigas iniciativas como o Grupo de Afoxé Ilê Aiê Dandara, o espaço e grupo cultural Quilombo dos Palmares e a trajetória de todas as comunidades sambistas da cidade, como a Vivaldinos da Vivaldi.

Leia Também

Foto: Divulgação

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes…
Foto: Divulgação

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas, MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou…
Foto: Divulgação

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poços de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!