livro_1

Bibliotecas Públicas indicam “A hora da estrela”, de Clarice Lispector

Data da Publicação:

01/03/2024

Agência Brasil – “A verdade é sempre um contato interior inexplicável. A verdade é irreconhecível. Portanto não existe? Não, para os homens não existe.” A indicação de leitura das bibliotecas públicas desta semana é a Hora da Estrela, último livro publicado em vida pela ficcionista e cronista Clarice Lispector (1925-1977).
A narrativa se passa no Rio de Janeiro da década de 1970 e consiste, como declara a autora em sua última entrevista, na “história de uma inocência pisada, de uma miséria anônima”. Do imaginário de heroísmo ligado ao nome da protagonista, Macabéa, o leitor encontrará apenas sua convocação irônica. É o que o narrador deixa claro ao caracterizar como “fracas aventuras” os acontecimentos vivenciados pela moça órfã, raquítica na infância, e datilógrafa que “Por ser ignorante era obrigada a copiar na datilografia letra por letra por letra”.
Moradora de um cortiço após o falecimento da tia que a levara à capital, Macabéa chega a namorar Olímpico de Jesus, operário ávido de grandeza, mas perde-o para Glória, colega de trabalho. É Glória quem lhe apresenta a cartomante Madama Carlota, que prevê para a protagonista um futuro afetivo e financeiro glorioso. Saindo da consulta com Madama Carlota, contudo, Macabéa é atropelada por um Mercedes-Benz. A promessa de redenção estelar da personagem reduz-se ao destino tragicômico, simbolizado pela estrela que aparece na marca do carro.
A publicação de A Hora da Estrela corresponde ao início do reconhecimento da obra de Clarice Lispector, marcada por sua consagração definitiva perante o grande público e por sua canonização pela crítica especializada. (Com informações de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra67356/a-hora-da-estrela).
Clarice Lispector é um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX. Destaca-se pelos romances inovadores, linguagem poética e tramas psicológicas. Nascida no dia 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia, sua família judaica russa perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus, o que fez com que a escritora chegasse até o Brasil.
Formou-se em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na mesma época mostrou grande interesse pelo meio literário, no qual iniciou sua trajetória como tradutora e ao longo do tempo se consagrou como escritora, jornalista, filósofa, contista e ensaísta. Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
A hora da estrela está disponível para empréstimo em quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Leia Também

foto-teatro-30-04-25

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou o…
foto-flipocos-30-04-25

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poos de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…
Foto: Divulgação

Espetáculo “Jacques – Amor e Caridade” será exibido neste domingo na Urca

Poços de Caldas, MG - No próximo domingo, 27, a partir das 19h, acontece no Teatro Benigno Gaiga (Urca) a exibição pública da peça “Jacques - Amor e Caridade”, espetáculo teatral vencedor do “Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!