maria_16

Maria Helena Rosa Fernandes é homenageada nos Concertos da Liberdade

Data da Publicação:

16/03/2024

Poços de Caldas, MG – A pianista, maestrina, professora e uma das mais consagradas compositoras brasileiras de música erudita, Maria Helena Rosa Fernandes, foi reconhecida pela sua importância na história da música brasileira e contribuição para a participação de mulheres neste ramo da arte, com a homenagem da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais Concertos da Liberdade: Mulheres lendárias, evento realizado no Palácio das Artes em Belo Horizonte, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
O evento destacou o protagonismo feminino, apresentando um espetáculo construído em torno das obras de duas compositoras mineiras: Maria Helena Rosas Fernandes, nascida em Brazópolis e radicada em Poços de Caldas há mais de 20 anos, e Dinorá de Carvalho, natural de Uberaba.
O concerto foi regido por Ligia Amadio, primeira mulher regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em quase 50 anos de história da Orquestra. No espetáculo, a soprano mineira Melina Peixoto interpretou um prólogo da ópera “Marília de Dirceu”, composta por Maria Helena Fernandes, que traz em sua letra uma mensagem de força e união para as mulheres. Essa mesma obra concedeu para a compositora uma premiação em Viena, em 1960.
A pianista, maestrina e professora Maria Helena Rosa Fernandes destacou sua felicidade pelo reconhecimento e falou também do carinho pela cidade de Poços de Caldas, o orgulho por ser mineira e poder fazer parte da história da música erudita brasileira. Um público de mais de 1.200 pessoas aplaudiu o espetáculo.
“Gostaria de parabenizar a querida pianista e maestrina Maria Helena Rosa Fernandes não só pela merecidíssima homenagem recebida no Palácio das Artes como também pela sua brilhante trajetória na música erudita, que nos enche de orgulho e admiração”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Maria Helena
Rosas Fernandes
Mineira de Brazópolis e radicada em Poços de Caldas há mais de 20 anos, tendo recebido o Título de Cidadania Poços-caldense e recentemente o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023, Maria Helena Rosas Fernandes nasceu em 8 de julho de 1933 e teve contato com a música ainda na infância, tendo suas primeiras aulas de piano com a mãe.
Anos depois, formou-se no curso superior de Piano do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, em 1964, e em Composição e Regência na Escola Superior de Música Santa Marcelina, em São Paulo, em 1977, tendo ainda estudado com professores renomados como Elzira Amabile, Osvaldo Lacerda, Almeida Prado, Hans-Joachim Koellreutter, entre outros.
Em seus mais de 60 anos de carreira, recebeu diversas premiações, como Prêmio Funarte – 1º Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita para Piano ou Violão (1979), Prêmio Esso de Música Erudita (1979), III Concurso Latino-Americano de Composição (1988), Prêmio Nancy Van de Vate Internacional Composition Prize for Opera (2006), Comenda Carlos Gomes – Comendadora e Chanceler (2010) e Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (2014), entre outros.
Aos 90 anos de idade, Maria Helena Rosas Fernandes continua na ativa, realizando suas composições e divulgando seu trabalho, e promovendo o intercâmbio cultural entre compositoras brasileiras e estrangeiras e estimulando a produção da música erudita no Brasil, além de manter contato com diferentes instituições, sendo que suas obras foram gravadas recentemente na Bulgária e na Rússia, por meio de Embaixadas do Brasil no exterior.
Atua ainda como curadora do Encontros com a Música, projeto criado por ela em 2006 em Poços de Caldas e que realizou, só em 2023, 5 concertos e recitais gratuitos, democratizando o acesso à cultura e formando novos públicos. Criou ainda o Encontro Internacional de Mulheres Compositoras, com edições realizadas em Poços, São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia Também

Foto: Divulgação

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes…
Foto: Divulgação

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas, MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou…
Foto: Divulgação

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poços de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!