cidade_4

Minas Gerais e Poços de Caldas celebram alta empregabilidade em 2024

Data da Publicação:

04/12/2024

Poços de Caldas, MG – O ano de 2024 se consolida como um marco para o mercado de trabalho em Minas Gerais, com resultados históricos que refletem uma recuperação sólida e consistente. No terceiro trimestre, o estado registrou uma taxa de desocupação de 5%, o menor índice desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Além disso, mais de 200 mil postos de trabalho foram criados neste ano, superando a média nacional e reafirmando Minas como protagonista econômico no Brasil.
A taxa de desocupação registrou uma queda de 6% em relação ao trimestre anterior e quase 15% comparado ao mesmo período de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Desde 2019, o estado atraiu R$ 455 bilhões em investimentos privados, resultando na criação de 227 mil empregos diretos e 217 mil empregos indiretos. Até outubro de 2024, Minas Gerais acumula 943 mil postos de trabalho com carteira assinada nos últimos cinco anos, tornando-se o segundo estado com o maior estoque de empregos do país, com 4,9 milhões de trabalhadores formais.
“O desempenho de Minas Gerais comprova que estamos no caminho certo. Criamos um ambiente seguro e atrativo para investidores, e isso se reflete diretamente na geração de empregos e renda para a população”, declarou o governador Romeu Zema.
Seguindo a tendência estadual, Poços de Caldas também celebra um ano positivo na geração de empregos formais. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam um saldo de 1.482 vagas até outubro de 2024, resultado de 25.575 admissões contra 24.093 desligamentos.
O desempenho de 2024 reforça uma trajetória de crescimento constante: 2021: 3.310 vagas criadas; 2022: 1.453 vagas criadas; 2023: 739 vagas criadas.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, os números refletem o foco da administração em atrair investimentos e renovar os atrativos da cidade. “Esse resultado é fruto de muito trabalho. Poços de Caldas tem se destacado pela atração de novas empresas, renovação do turismo e desenvolvimento urbano. Esses esforços estão gerando empregos, movimentando a economia e trazendo mais qualidade de vida para a nossa população.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, destacou que o município tem buscado um equilíbrio entre a atração de novos empreendimentos e o fortalecimento das empresas locais. “Os números positivos mostram que estamos no caminho certo, fomentando a geração de oportunidades e criando um ambiente propício para negócios o que agora intensifica com a instalação das novas empresas como Canpak, Althaia e as mais diversas empresas”, afirmou.

Políticas públicas
impulsionam o mercado
em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) tem implementado políticas públicas estratégicas que ampliam as oportunidades de emprego.
Sistema Nacional de Emprego (Sine): Com 132 unidades espalhadas por Minas, o Sine disponibiliza mais de 17 mil vagas diariamente, facilitando o acesso dos trabalhadores ao mercado.
Programa Minas Forma: Voltado para capacitação profissional gratuita, o programa qualifica moradores em situação de vulnerabilidade, especialmente em setores como turismo e cultura. Os cursos incluem técnicas de garçom, camareira e marketing digital, além de bolsa-auxílio para garantir a permanência dos alunos. “Essas iniciativas ajudam a ampliar as possibilidades de emprego, conectando pessoas qualificadas às vagas disponíveis e impulsionando o desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário-adjunto da Sedese-MG, Ricardo Alves.
No terceiro trimestre, Minas Gerais registrou 575 mil pessoas desocupadas, número que representa uma redução expressiva em relação a 2023. No mesmo período, o estado contabilizou 48 mil novas ocupações em relação ao trimestre anterior e 410 mil pessoas empregadas a mais em comparação ao ano passado.
Graças a essa sequência positiva, outubro de 2024 foi o décimo mês consecutivo de geração de empregos, com 3.176 vagas criadas no mês, consolidando um total de 207.363 novos empregos no ano.
Com indicadores consistentes e políticas públicas estruturantes, tanto Minas Gerais quanto Poços de Caldas seguem fortalecendo suas economias e criando oportunidades para a população. A combinação de investimentos, qualificação profissional e estabilidade no mercado aponta para um futuro promissor, reafirmando a posição do estado como destaque no cenário nacional.

Leia Também

Foto: Divulgação

Sine de Poços oferece 81 vagas de emprego nesta segunda-feira

Poços de Caldas, MG - Quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho precisa ficar atento: o Sine de Poços de Caldas está com 81 vagas abertas em diversos setores nesta segunda-feira (28). Entre as principais ofertas estão: 14 vagas…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas apresenta Rota Vulcânica na Minas Travel Market 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, marcou presença na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada na semana passada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reuniu…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM-MG fiscalizam balanças no mercado municipal

Poços de Caldas, MG - Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi…
Foto: Divulgação

Painel do Sine: 80 vagas de emprego disponíveis em Poços de Caldas

Poços de Caldas,MG - Neste início de semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais apresenta mais de 13 mil 360 oportunidades disponíveis. Os dados foram divulgados pelo Painel de Informações do Sine, atualizado pela Secretaria de Estado…
Foto: Divulgação

A filosofia como enfrentamento das questões tecnológicas

Poços de Caldas, MG - No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM. A matéria de enfrentamento do curso…
Foto: Divulgação

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa

Poços de Caldas, MG - O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores, conforme mostra uma pesquisa especial produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!