Poços de Caldas, MG – Colocar a educação de Poços de Caldas entre as 10 melhores do estado de Minas Gerais. Este é o plano ousado da Secretaria Municipal de Educação do município e o primeiro passo será dado com a realização do evento “Dia E da Educação”, no Centro de Eventos e Convenções (CENACON). Nos dias 31 de março e 1º de abril, educadores, comunidade em geral e representantes de empresas públicas e privadas vão participar da programação com a temática central “Soluções inovadoras para educação: práticas transformadoras para o ensino”.
“O evento foi planejado para apresentar caminhos que nos façam alcançar nossos objetivos, a partir de soluções inovadoras para a educação gratuita, de qualidade e inclusiva, visando preparar os estudantes da geração Alpha, com abordagens que integram a tecnologia, a inteligência artificial, educação financeira, práticas pedagógicas inovadoras e a valorização da formação docente desde a primeira etapa de ensino”, informa o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos.
Nos dois dias de evento, a programação terá início às 8h e término previsto para 22h, com espaço para palestras, trocas de experiências e rede de contatos. A coordenadora do Centro de Referência do Professor, Denise Nery, ressalta que o “Dia E” será fundamental no incentivo e desenvolvimento de uma educação que acompanhe o desenvolvimento cognitivo, social, tecnológico, financeiro e emocional dos alunos para os desafios do século XXI, investindo em habilidades referenciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Plano Revolucionário da Educação
No evento, também será apresentado aos educadores, comunidade e empresas o Plano Revolucionário da Educação, que aborda as possibilidades e os benefícios da utilização de metodologias ativas que promovam a participação dos alunos no processo de aprendizado, tornando-os críticos, autônomos e protagonistas de sua própria formação.
Assim, pretende-se criar ambientes de aprendizagem que estimulem a curiosidade, a colaboração e a construção do conhecimento, além de compreender o desenvolvimento socioemocional, permitindo que os educadores promovam habilidades essenciais para a formação integral dos alunos, reconhecendo sua importância no aprendizado e na convivência social.