Foto: Divulgação

Cafeicultores do Sul de Minas adquirem selo de agricultura regenerativa

Data da Publicação:

07/04/2025

São Gonçalo do Sapucaí, MG – Cafeicultores da microrregião de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul do estado, atendidos pelo Educampo – programa do Sebrae Minas que oferece assistência técnico-gerencial contínua e intensiva para o agronegócio, conquistaram o Certificado em Agricultura Regenerativa da Regenagri, empresa que faz auditoria a partir dos parâmetros de certificação da inglesa Control Union.
A certificação atesta práticas sustentáveis de cultivo com regeneração natural do solo e foi alcançada por meio de parceria entre o Sebrae Minas e a Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass). A apresentação aos produtores rurais ocorreu no dia 3 de abril, em reunião na sede da cooperativa.
As 28 propriedades rurais que ganharam o selo foram avaliadas em critérios como: práticas de cultivo, gestão de resíduos, uso de insumos agrícolas e impacto social. Os produtores tiveram o apoio da cooperativa nos processos de interpretação e implementação da norma e no acompanhamento da auditoria. Com isso, a Coopervass se torna a primeira cooperativa do Sul de Minas, e a terceira do Brasil, a conquistar a certificação Cafeicultura Regenerativa da Regenagri.
“Essa ferramenta será fundamental para nos diferenciarmos e acessarmos novos mercados, permitindo que nossos cooperados e nossa cooperativa agreguem ainda mais valor à produção. Hoje, oferecer qualidade já é uma obrigação, mas queremos ir além, visto que estamos em um novo momento, conectando e intensificando essas ações para gerar ainda mais resultados”, afirma o presidente da Coopervass, Alessandro Alves Herváz.

Valor agregado
Com uma fazenda de 200 hectares, sendo 50 deles destinados à plantação de café, a produtora Luciana Flores Martinson, da cidade de Campanha, é uma das contempladas com a certificação em Agricultura Regenerativa. Para ela, esse reconhecimento valida o constante investimento em treinamentos, consultorias técnicas e melhorias na propriedade.
“A certificação agrega valor ao nosso café, pois comprova que seguimos práticas sustentáveis, respeitando o meio ambiente e as normas trabalhistas, tanto para o mercado interno quanto para a exportação. Não se trata apenas da qualidade do café, mas de todo o processo que envolve seu cultivo, do plantio até a venda. O manejo adequado, o cuidado com os colaboradores e a sustentabilidade financeira são aspectos fundamentais para garantir um produto diferenciado”, ressalta.

Apoio do Sebrae Minas
Conscientes e dispostos a atender a demanda cada vez mais recorrente do mercado, os cafeicultores da região contam com apoio do Sebrae Minas. Por meio do Educampo, programa que oferece consultorias técnico-gerenciais contínuas, capacitações e acesso a ferramentas tecnológicas, os produtores rurais atendidos conseguem aprimorar a gestão das propriedades rurais e aumentar sua competitividade e rentabilidade.
“A certificação de Agricultura Regenerativa representa um grande avanço para os cafeicultores, garantindo práticas sustentáveis que preservam o solo, a biodiversidade e a qualidade do café. O trabalho consistente do Educampo foi essencial nesse processo, preparando os cafeicultores para as novas exigências do mercado, agregando valor ao produto e fortalecendo a competitividade da cafeicultura mineira”, reforça o analista do Sebrae Minas Francisco Corrêa.

Leia Também

foto-prefeito-docol-30-04-25

Representantes da Prefeitura visitam Docol em Londrina e discutem expansão em Poços

Poços de Caldas,MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas, entre eles o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi e o secretário de Administração, Alexander Dannias, estiveram na semana passada na sede da Docol em Joinville (SC), uma…
Foto: Divulgação

Prefeitura convoca novos aprovados no concurso público

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (29), a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023. Os convocados devem comparecer à Seção…
Foto: Divulgação

Sine de Poços oferece 81 vagas de emprego nesta segunda-feira

Poços de Caldas, MG - Quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho precisa ficar atento: o Sine de Poços de Caldas está com 81 vagas abertas em diversos setores nesta segunda-feira (28). Entre as principais ofertas estão: 14 vagas…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas apresenta Rota Vulcânica na Minas Travel Market 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, marcou presença na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada na semana passada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reuniu…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM-MG fiscalizam balanças no mercado municipal

Poços de Caldas, MG - Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi…
Foto: Divulgação

Painel do Sine: 80 vagas de emprego disponíveis em Poços de Caldas

Poços de Caldas,MG - Neste início de semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais apresenta mais de 13 mil 360 oportunidades disponíveis. Os dados foram divulgados pelo Painel de Informações do Sine, atualizado pela Secretaria de Estado…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!