Poços de Caldas, MG – Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização do Coletivo Mineiro Travessias Literárias, formado por professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular de Poços.
O evento fechou a programação local da Semana Estadual de Incentivo à Literatura, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura literária, fortalecendo o papel das bibliotecas como centros de cultura, cidadania e memória.
Atualmente coordenado pelas professoras Loredany Villela e Mariana Carvalho, o Coletivo Mineiro Travessias Literárias foi criado para discutir literatura e produzir arte, em suas diversas manifestações. Os professores que compõem o coletivo atuam de forma voluntária, criando não apenas um elo entre os estudantes e as práticas desenvolvidas pelo Coletivo, mas também considerando os aspectos pedagógicos necessários para que as atividades sejam realizadas e para que frutifiquem no ambiente escolar.
Por considerar o caráter humanizador da Literatura, as ações são pautadas nas dez competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que propõe não apenas o desenvolvimento das habilidades cognitivas, mas também das habilidades socioemocionais, já que ambas estão estreitamente relacionadas.
“Através da realização de oficinas e de atividades lúdicas de escrita, de leitura e de arte, ministradas pelos professores que compõem o Coletivo e por professores e artistas locais, propomos um aprendizado flexível e abrangente, pautado na educação integral, que visa ao desenvolvimento de habilidades necessárias para que nossos alunos vivam e interajam nos espaços nos quais se inserem”, destaca a professora Loredany Vilela.
Atuando também na Educação Patrimonial, as atividades e oficinas são realizadas em espaços públicos, como bibliotecas, praças, Urca, museu e locais próximos às escolas e espaços destinados ao cuidado e estudo do meio ambiente, viabilizando uma educação mais significativa, de modo que os estudantes respeitem e cuidem da cidade, gerando justiça, cultura e preservação do nosso patrimônio material e imaterial.
Integram o coletivo os seguintes professores:
Waléria Ramos Florentino Ribeiro
Maria Regina da Silva Corrêa
Carla Maciel Fontana
Raquel de Oliveira Santos
Mariana Carvalho
Eliane de Fátima Alves
Raquel Lopes Caldeira Brant
Flávia Camargo
Ana Paula Dias
Márcia Megda Amorelli de Oliveira
Joana D´Angilis
Rikelli Alves Pereira
César Aparecido Dutra
Loredany Villela
Adriele O. Fernandes
Sandra Ruellas
Thamires Machioni Rodrigues
Vanessa Maria Evangelista
Gislene Venancio Martins de Sousa
Silvia Aparecida Adriano Lorca
Willian de Cássio Pereira
Yuri Tobias Aquiel
Édera Sassini
Maria Madalena dos Santos Pereira
Maria Luiza Ballerini Silveira
Raquel Vasques de Oliveira
Fernanda Salgueirosa Silva
Carla Maciel Fontana
Ridemi Garcia Rosa
Roselene Aparecida Rosa Pereira