Poços de Caldas, MG – Entra em operação, na próxima segunda, dia 5, o novo sistema integrado de gestão, que abrange o gerenciamento de dados, setor comercial e gestão de documentos do Departamento Municipal de Água e Esgoto-DMAE Poços de Caldas.
O novo sistema é uma das ações desenvolvidas pela autarquia para a modernização dos seus processos internos e também do atendimento ao público. “Será um marco para o DMAE, com a implantação de um sistema que vai agilizar tanto os serviços internamente como o atendimento às demandas da população. Será um presente do DMAE nas comemorações dos seus 60 anos! Um presente aos servidores, que poderão usufruir de um gerenciamento moderno e também à população, que terá um atendimento muito mais eficiente de suas demandas”, comemora o diretor Paulo César Silva.
A empresa Cebi Informática, vencedora da licitação para implantação do novo sistema, vem trabalhando nos últimos meses para o processo de migração de dados e, nesta semana, o foco é no treinamento dos funcionários sobre os novos procedimentos.
“A capacitação não se resume aos funcionários do setor comercial, já que o novo sistema abrange todo o departamento, desde o setor de Engenharia, os de manutenção, de licitações, informática, Ouvidoria e outros”, informa Priscila Ribeiro, supervisora da Divisão Comercial Externa.
A expectativa entre os servidores é muito grande e reflete a abrangência das mudanças que estão sendo implantadas. “Será um período, neste mês de maio, de aprendizado, na prática, da utilização dos novos processos. Estamos investindo na capacitação e a empresa também colocará funcionários à disposição, fisicamente, para auxiliar os servidores, mas, caso o consumidor observe alguma mudança na sua conta de água, poderá entrar em contato com o DMAE para esclarecimentos. Contamos com a participação de todos para melhorarmos cada vez mais nosso atendimento”, ressalta a supervisora.
Os serviços oferecidos à população serão focados no modo digital. Haverá um aplicativo onde serão disponibilizados serviços como segunda via de conta, solicitação de reparos, Ouvidoria e outros. Também será disponibilizada uma Agência Virtual, dentro do site do DMAE, com todos os serviços disponíveis à população.
O atendimento presencial ao consumidor continuará sendo disponibilizado, na rua São Paulo, 664, no horário de 8h Às 17h. O Call Center também fica disponível à população, pelo 0800-283-6080 ou 3716-6200.
À medida que o aplicativo for disponibilizado e a Agência Virtual estiver instalada no site do DMAE, a autarquia irá realizar a divulgação, para que os consumidores possam utilizar o novo sistema.
Atendimento
Para que a empresa possa iniciar os trabalhos efetivamente, será necessário suspender o atendimento ao público na próxima segunda, dia 5 de maio. O DMAE estará funcionando internamente, com expediente normal, assim como as equipes de manutenção, mas haverá necessidade desta pausa no atendimento presencial ao consumidor.
O atendimento retorna na terça, dia 6. Neste intervalo, a população poderá entrar em contato pelo Call Center do departamento.
Empresa
A Cebi Informática foi fundada em 1967, em São Caetano do Sul. Possui uma ampla cartela de clientes, dentre os quais, mais de 40 autarquias de saneamento, semelhantes ao DMAE, desde empresas menores, que atendem 3 mil consumidores a outras de maior porte, com 180 mil consumidores. A empresa atende municípios como Mogi das Cruzes, São Carlos, Rio Claro e outros. Em São Carlos, a empresa já presta serviços há 27 anos. No DMAE, o contrato prevê uma duração de 10 anos, passando por um processo de renovação anual, podendo chegar a 15 anos, segundo a nova Lei de Licitações. “Isso nos dá uma segurança muito grande, pois garante que o novo sistema ficará disponível para a população ainda por muito tempo, proporcionando essa modernidade e facilidade no acesso aos diversos serviços que o DMAE oferece”, conclui o diretor Paulo César Silva.