Livros & Leitores

Data da Publicação:

02/05/2025

Hugo PONTES*

A Câmara Brasileira de Livros, em seu Panorama Editorial, divulgou uma pesquisa sobre a Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela FIPE – Fundação de Pesquisas Econômicas. O resultado obtido apontou uma queda nas vendas de livros equivalente a 10,1%. Com isso a produção decresceu em 11% na quantidade de exemplares impressos, equivalendo a 43,4 milhões no período em dez anos.
Os dados apontam que foram editados 46.830 títulos, sendo que 14.640 exemplares corresponderam a novos ISBN’s – International Standard Book Number – sistema internacional padronizado que serve para identificar numericamente os livros segundo o seu autor, o país e a editora. Levando-se em conta o faturamento total, incluindo o setor mais efetivo – que é a venda para o Governo – o campo editorial teve queda de 4,5%, fato que vinha acontecendo há cinco anos.
Ainda segundo o levantamento da FIPE, as categorias de obras que mais tiveram queda nas vendas foram os livros de Direito; Medicina; Farmácia; Saúde Pública e Higiene; Ciências Humanas e Sociais; Economia, Administração e Negócios; Línguas e Linguística.
Os registros apontam que as livrarias físicas venderam menos, enquanto as virtuais tiveram um crescimento razoável. Além disso, outro setor que desenvolveu foi o dos Clubes de Assinatura de livros. A pesquisa não apontou a venda através de feiras de livros, mas creditam aos distribuidores o comércio de, pelo menos, 40 milhões de exemplares, significando um crescimento percentual de 17% no setor.
O certo é que o mercado de livro deverá repensar suas estratégias, pois essa retração – a despeito da situação econômica por que passa o Brasil – implica em atingir as duas pontas mais sensíveis neste comércio: o escritor que não tem o devido apoio para publicar, e o leitor que não tem como comprar.
E, ainda lembrando, é sabido que o escritor acaba, por falta de incentivo e espaço pagando pela edição – geralmente de pouco mais de 100 exemplares – do seu livro

*Professor, poeta e jornalista

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!