Poços de Caldas, MG – Retomando a sugestão de biografias depois de uma pausa para celebrar o Mês da Literatura Infantil, as bibliotecas públicas indicam nesta semana Hebe: A Biografia. Escrita pelo jornalista Artur Xexéo e publicada em 2017 pela editora Best Seller, a obra carrega em cada linha, parágrafo e página a personalidade marcante da estrela Hebe Camargo.
Com seu olhar apurado, Xexéo apresenta a trajetória de uma mulher forte e de uma artista que se tornou uma estrela conhecida por sua irreverência e autenticidade. Começou sua carreira cantando na década de 1940 na Rádio Tupi, foi convidada por Assis Chateaubriand para a primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira em 1950. E na TV ficou até sua última gravação, em 2012.
O autor registra também suas memórias pessoais, das quais Hebe fez parte, como a ligação com a sua avó, uma grande fã da apresentadora. Hebe Camargo trabalhou em diversas emissoras de televisão, incluindo TV Tupi, TV Continental, TV Rio, TV Record, Band, SBT e RedeTV!. Seu programa “Hebe” foi exibido no SBT por 24 anos. A artista faleceu em 29 de setembro de 2012, aos 83 anos.
“Que este livro seja um brinde, como os muitos com que ela celebrou a alegria de viver. ‘À vida’, ela costumava dizer enquanto batia taças de champanhe. Com este livro, eu brindo com a Hebe: à vida!”, celebrou Artur Xexéo no prefácio do livro.
Nesta série, as indicações de leitura reúnem biografias, autorizadas ou não, e autobiografias de personalidades como políticos, empresários, astros de Hollywood, cantores, compositores e escritores. Biografia é a história escrita da vida de uma determinada personalidade. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa “vida” e “graphein”, que significa “escrever”. Já a autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Hebe: a biografia está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário.