Poços de Caldas, MG – Na manhã de sábado, 10/05, o Estádio Municipal Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão, foi palco de mais uma partida da série de amistosos promovidos pela Associação Atlética Caldense em celebração ao seu centenário. Desta vez, o time Master da Veterana enfrentou o Master Nacional de Espírito Santo do Pinhal, SP, em um confronto equilibrado, que terminou com vitória da Caldense por 4 a 0. Os gols da Veterana foram marcados por Colli, Rogerinho, Léo Caxeta e Diego Clementino. O jogo, além do caráter competitivo, teve um ambiente de confraternização entre atletas veteranos e ex-jogadores do clube, promovendo o reencontro e o espírito esportivo.
O diretor do departamento de futebol Master da Caldense, Antônio Carlos Cava, o Chifrinho, destacou a importância do evento para a celebração do centenário do clube. “É mais um jogo comemorativo aos 100 anos da Caldense. Esses encontros do Master são muito importantes, pois valorizam a nossa história. Estamos a organizar dois jogos por mês, um em casa e outro fora, sempre com esse espírito festivo e competitivo”, disse Chifrinho.
“Tivemos um adversário tradicional. O nosso objetivo este ano é manter essa regularidade, com partidas tanto em Poços como em outras cidades”.
Chifrinho ainda adiantou os planos para os próximos meses. “Temos grandes jogos pela frente, como os aniversários das cidades de Botelhos, MG, Guaxupé, MG, e Socorro, SP. No 7 de Setembro, teremos uma grande partida festiva com os amigos do Ailton Lira aqui na cidade. É um trabalho sério que visa manter os ex-jogadores da Caldense em atividade e em destaque”, finaliza o diretor.
Durante o amistoso master, a presença de José Paulo dos Reis, conhecido como Zé Paulo, foi um dos pontos altos do evento. Ex-jogador da Caldense, ele atuou em 1981 – época considerada uma das fases áureas da Veterana. Teve uma passagem rápida também em 1976. Versátil em campo, Zé Paulo jogou como lateral-direito, lateral-esquerdo e até zagueiro. “A única posição que eu nunca joguei foi no gol”, comentou, sorrindo.
Com um brilho nos olhos, ele relembrou com carinho a sua chegada ao clube. “Eu não esperava. Estava na Pinhalense e vim emprestado. Cheguei aqui e vi a grandiosidade da Caldense. Foi uma honra vestir essa camisa”.
Entre tantas lembranças, uma das mais marcantes para Zé Paulo foi o amistoso realizado contra a seleção brasileira de 1982, considerada por muitos, inclusive por ele, como uma das melhores seleções tecnicamente da história do Brasil. “Me lembro muito bem, que foi o ano que nós jogamos contra a melhor seleção brasileira, que para mim, tecnicamente, foi essa de 1982. Fizemos um amistoso aqui, contra essa seleção. Tive uma oportunidade que na minha vida seria difícil de acontecer”.
Zé Paulo contou ainda sobre um momento especial que viveu fora de campo, mas que ficou guardado na memória. “Fui convidado pelo professor Moraci Sant’Anna, que trabalhou comigo também por um tempo no Palmeiras, a almoçar com a seleção. Então me lembro que foi eu, o Casagrande e o Vagão. Moraci trouxe novidade dos Estados Unidos, de fisioterapia, para o Casão. Sabia também que eu precisaria de atenção nos meus joelhos e teria que ter um trabalho específico, então ele teve todo o carinho de nos convidar a almoçar e ao mesmo tempo passar os treinamentos que fariam comigo”.
Hoje, mais de quatro décadas depois, o reencontro com a história da Caldense ainda emociona o ex-jogador. “Reencontrar um pedaço da história da Caldense pra mim tem um sentimento gostoso. Não perdi o vínculo com a verde e branco, estou sempre aqui em Poços”.
Zé Paulo também fez questão de elogiar o trabalho realizado pela equipe do máster da Caldense, comandada por Chifrinho. “Acho muito bacana o trabalho que o Chifrinho e sua equipe fazem com o máster, mantendo essa tradição, com um time muito bem organizado”.
A presença de Zé Paulo foi, sem dúvida, uma homenagem viva à rica trajetória da Caldense e à importância de preservar a memória de seus grandes nomes.
Após o apito final, os atletas participaram de um momento de confraternização na sede social do clube. O tradicional Chopp Gorillaz foi servido, reforçando os laços de amizade entre os presentes num ambiente descontraído e festivo. Além do jogo principal, o evento contou ainda com uma partida preliminar entre os associados da Caldense, entre time Verde 4 x 0 time Branco. Gols de Caio (2), Banana (1) e Purga (1).
MASTER A.A. CALDENSE
GOLEIROS: Neneca e André.
LATERAIS: Kutu, Creiton, Juninho e Tiago P..
ZAGUEIROS: Colli, Fábio Paulista, Rogerinho e Serrinha.
VOLANTES: Alexandre e Edimar.
MEIAS: Sock, Claudinho, Tiago Granato e Léo Caxeta.
ATACANTES: Diego Clementino, Vilsinho Marquinho e Evaldo.
COMISSÃO TÉCNICA: Chifrinho, Militão e Bitiura.