Poços de Caldas, MG – Nesta quinta-feira (8), professores de História da Rede Municipal de Ensino participaram de uma formação sobre a Exposição “Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Mello”, em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS). Com carga horária de 8h, o encontro formativo também contou com visita guiada para embasar o trabalho pedagógico que será realizado com os alunos.
A iniciativa conjunta foi desenvolvida pelo IMS, em parceria com o Centro de Referência do Professor (Cerpro). A coordenadora do Cerpro, Denise Nery Ramos, ressalta que a formação é fundamental para que os professores possam desenvolver atividades pedagógicas significativas, abordando os diversos conteúdos e conhecimentos contidos na exposição. O Instituto também oferecerá transporte para que os alunos da Rede Municipal de Ensino possam conhecer a trajetória e o pensamento de Laudelina de Campos Mello, refletindo sobre sua luta pelo reconhecimento e valorização do trabalho doméstico. O objetivo é que o tema seja integrado ao cotidiano escolar, culminando em uma exposição dos trabalhos realizados, que dará protagonismo aos estudantes.
A exposição
A exposição “Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello” celebra o legado, a trajetória e a resistência de uma das figuras mais importantes na história do Brasil na defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas e na luta contra o racismo. Laudelina de Campos Mello (1904–1991) foi uma sindicalista e ativista fundamental na luta pelo reconhecimento e pela valorização do trabalho doméstico no Brasil. Fundadora do primeiro sindicato das empregadas domésticas do país, dedicou-se ao combate à exploração da categoria e à conquista de direitos trabalhistas. Sua militância começou ainda jovem, em Poços de Caldas, e se estendeu por décadas.