Poços de Caldas, MG – No dia 16 de maio, próxima sexta-feira, uma passeata vai marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dentro da Campanha Maio Laranja. A concentração será às 12h30, no Coreto da Praça Pedro Sanches.
Os participantes vão percorrer a Avenida Francisco Salles e as ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, retornando à Praça Pedro Sanches para chamar a atenção da população sobre o tema. A passeata é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com os Conselhos Tutelares e Rede da Criança e do Adolescente (RECRIAD).
O objetivo é trazer o tema à tona, tirando-o da invisibilidade, e mobilizar a comunidade para proteger as crianças e adolescentes, bem como evitar que se tornem vítimas desse tipo de violência. A ação faz parte do Maio Laranja, movimento nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, instituído em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, a criança Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi encontrada morta com sinais de violência física e sexual. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual. No ano 2000, foi promulgada a Lei 9.970 que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Denúncias
Qualquer pessoa pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100 – que garante o anonimato.