Poços de Caldas, MG – Nesta semana, os vereadores Douglas Dofu (União) e Pastora Mel (União) visitaram várias cooperativas de materiais recicláveis do município. O objetivo principal foi discutir políticas públicas para melhoria das condições de trabalho e fortalecimento da coleta seletiva em Poços.
A iniciativa é um desdobramento de reuniões que aconteceram na Câmara Municipal, entre elas com o catador de materiais recicláveis Antônio Almeida, o Toninho, gestor de Estrategias da Rede Sul e Sudoeste de MG, além de representantes do Instituto Terroá e empresa Veja. Após esses encontros, os vereadores apresentaram um Requerimento buscando informações da Prefeitura sobre como está estruturado o sistema de gestão de resíduos sólidos e deram início às visitas.
Segundo Douglas Dofu, é preciso uma atenção especial do Executivo nessa questão. “Nos deparamos com uma série de situações que necessitam de providências. As cooperativas enfrentam diversos desafios, como a forma de repasse e distribuição dos resíduos, a estrutura disponível para a separação dos materiais e a regularidade dos pagamentos. Com as vistas, pudemos ver as dificuldades de perto e colher as demandas para apresentar as proposições assertivas, tanto para melhorar a questão da coleta, quanto na estruturação dessas cooperativas que tanto fazem pelo município”, ressalta.
A vereadora Pastora Mel fala da importância de um trabalho humanizado. “Nossas visitas foram muito importantes para conhecermos as dificuldades que as cooperativas enfrentam ao tratar os resíduos. A coleta seletiva em nosso município precisa de um olhar humanizado, principalmente aqueles que se dedicam diariamente e não recebem pelo serviço prestado. Encontramos casos de pessoas que não recebem um salário mínimo e, junto ao vereador Dofu, estamos construindo políticas publicas que vão trazer dignidade a cada um que faz parte desse serviço tão importante”, declara.
Os vereadores afirmam que o trabalho terá continuidade, com a apresentação de proposições legislativas e demais reuniões necessárias para o avanço na questão da coleta seletiva.