Poços de Caldas,MG – Uma passeata pelas ruas centrais da cidade marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Poços de Caldas, dentro da Campanha Maio Laranja, na última sexta-feira (16). A passeata contou com a participação da Banda Musical Wladmir Ronsini, da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), para chamar a atenção da população para o tema.
“É um importante momento de conscientização, que reúne o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Rede da Criança e do Adolescente e Secretaria de Assistência Social para colocar o assunto na pauta do dia. Este tipo de campanha traz boas devolutivas, com as pessoas procurando os canais para a denúncia”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho. O objetivo é trazer o tema à tona, tirando-o da invisibilidade, e mobilizar a comunidade para proteger as crianças e adolescentes, bem como evitar que se tornem vítimas desse tipo de violência. Os participantes se concentraram no Coreto da Praça Pedro Sanches e percorreram a Avenida Francisco Salles e as ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, retornando à Praça Pedro Sanches.
“Esse evento é de suma importância parque traz a reflexão sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressalta o conselheiro tutelar, Ricardo Dantas. A ação faz parte do Maio Laranja, movimento nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, instituído em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, a criança Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi encontrada morta com sinais de violência física e sexual. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual. No ano 2000, foi promulgada a Lei 9.970 que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Denúncias
Qualquer pessoa pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100 – que garante o anonimato.
As denúncias também podem ser feitas aos seguintes órgãos:
CREAS – 3697-2626;
Polícia Militar – 190;
Conselho Tutelar Centro/Leste:
3697-2185/3722-1195;
Conselho Tutelar Sul/Oeste: 3697-211