Untitled-5

Mais de 3,5 mil poços-caldenses precisam regularizar o título de eleitor

Data da Publicação:

25/03/2022

Poços de Caldas, MG – O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE) está chamando
1 milhão e 200 mil eleitores para regularizarem o título ou revisar a biometria onde ela é obrigatória. Os dados são de 22 de março deste ano.
Neste universo estão 3.649 poços-caldenses, de acordo com informações do Cartório Eleitoral local.
“A maior parte dos eleitores que estão sendo convocados pelo TRE, 776 mil, é de pessoas que não fizeram a revisão onde a biometria era obrigatória [259 municípios]. Poços de Caldas não tem este tipo de título cancelado porque aqui ainda não tivemos a revisão obrigatória de todo o eleitorado do município. Então, o que temos aqui são títulos cancelados porque o eleitor não votou ou não justificou em três eleições consecutivas. Em sua grande maioria são eleitores que se encontram fora do país. Portanto, Poços tem 3.649 eleitores com o título cancelado e que, se não conseguirem regularizar até o dia 4 de maio, não poderão votar este ano”, explica o chefe do Cartório Eleitoral em Poços Antônio Carlos de Sousa Pereira.
O principal motivo de cancelado do documento eleitoral, além da biometria, é ausência de voto e de justificativa em três eleições consecutivas.

4 de maio
O cadastro eleitoral fecha em 4 de maio e eleitoras e eleitores mineiros que estão com o título cancelado têm que solicitar a regularização até essa data para poderem votar nas Eleições 2022. O prazo é o mesmo para quem quer solicitar a 1ª via, transferência do título ou atualização de dados cadastrais.
Quem não solicitar a regularização, além de não poder votar permanece sem quitação eleitoral e fica sujeito a restrições previstas em lei, tais como o impedimento de solicitar documento de identidade ou passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino.

Como regularizar o título de eleitor
A regularização pode ser solicitada de forma simples e rápida, pelo sistema Título Net, no site do TRE. Antes de iniciar o requerimento, a pessoa deve consultar se tem algum débito com a Justiça Eleitoral. Havendo pendências, basta fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Depois, é só preencher corretamente os dados solicitados e anexar os seguintes documentos: frente e verso de um documento oficial de identidade, selfie segurando o documento ao lado do rosto, comprovante atual de endereço, comprovante de quitação do serviço militar (para pessoas do sexo masculino que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos).
Ao terminar de preencher o formulário, o eleitor receberá um e-mail com um número de protocolo, que poderá ser usado para acompanhar o processamento do pedido no sistema de acompanhamento do Título Net. O prazo para conclusão do atendimento vai depender do volume de pedidos recebidos pelo cartório responsável por cada município ou região.
Um lembrete muito importante é que o eleitor que solicitar atendimento pelo Título Net não receberá via impressa do título em casa. Quando o pedido de atendimento tiver sido concluído, é só baixar o aplicativo e-Título no celular para consultar os dados da inscrição eleitoral e local de votação.
(com informações do TRE)

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!